12 coisas a tentar no iMessage no teu iPhone

12 coisas a tentar no iMessage no teu iPhone

Hoje em dia, através do iMessage, há muito mais que podes fazer além de enviar mensagens de texto, voz, imagens e vídeos. Descobre aqui o que podes experimentar.

Joana Cabral
∙ 6 minutos de leitura

Em 2017, a Apple melhorou a experiência de utilizadores do seu serviço de mensagens instantâneas, transversalmente a iOS, iPadOS e macOS. Hoje em dia, através do iMessage, há muito mais que podes fazer além de enviar mensagens de texto, voz, imagens e vídeos.

Instalar e usar aplicações do iMessage

Em primeiro lugar, temos de confirmar que estás a utilizar iMessage! Se as tuas mensagens aparecem a verde, então estás apenas a mandar mensagens de texto normais. Confirma nas definições se está tudo operacional, bem como se estás a conversar com alguém que usufrui de iMessage.

Para consultares as aplicações disponíveis, só tens de clicar no ícone cinza da App Store, junto à caixa de inserir texto.

A partir daqui, poderás deslizar de forma a veres todas as aplicações que tens disponíveis, ou simplesmente clicar numa para começar a usar. Podes optar por procurar outras aplicações, a partir do ícone azul para a App Store.

Haverá algumas aplicações que não apareçam nesta vista, mas não te preocupes, podes facilmente adicionar de forma a aceder mais rapidamente: clicando no último ícone que aparece, tens a opção de editar de forma a escolher as tuas aplicações mais usadas, reordenar as que já tens, e até desativar as que não te interessem particularmente.

Há algumas aplicações nossas conhecidas que já têm uma versão para usar a nível do iMessage, e é aqui que as irás encontrar. É bastante útil para retirar as que possuem pacotes de stickers que não utilizes de forma alguma.

1. Jogos

Pode parecer óbvia, certo? No entanto, há muitos jogos que se adaptam perfeitamente à natureza de uma conversa iMessage. Já experimentaste jogos como GamePigeon e 8 Ball Pool?

Há imensos jogos que poderás experimentar, tens um mundo a descobrir!

2. Partilha de Localização

Clicando no botão i no canto superior direito dentro da conversa no iMessage, poderás partilhar a tua localização com a pessoa com quem estás a falar.

Por defeito, é utilizada a Apple Maps, mas, se fores como a esmagadora maioria das pessoas que acaba por preferir a Google Maps, poderás instalar a aplicação que conta com uma versão no iMessage também, e assim informar a outra pessoa da tua localização exata para que se possam encontrar.

3. Enviar Gifs

A verdade é que GIFs completam qualquer conversa, e não são exceção no iMessage! A Apple já fornece, por defeito, uma aplicação iMessage chamada #images, que utiliza o Bing, e que até acaba por servir para o efeito.

No entanto, se queres uma aplicação ainda mais elaborada, a melhor que poderás instalar será a  Giphy, que te permitirá criar os teus próprios GIFs, salvar os teus favoritos em certas coleções, e alargar infinitamente o teu leque de escolhas.

4. Stickers, stickers e mais stickers!

Sim, há muitos pacotes de stickers para iMessage, que até te permitirão mover o sticker para onde quiseres, desde uma mensagem enviada a uma imagem.

A vantagem destes é que há um para todos os gostos. Os que adorem algo mais retro, poderão experimentar o pacote Classic Mac, e outros têm a oportunidade de experimentar as ofertas da Microsoft, como o pacote Halo Stickers.

Outra opção é, se ainda não experimentaste, criar o teu próprio avatar recorrendo a Bitmoji.

5. Partilha música

Sim, também tens acesso à tua aplicação de Música! Estás a ouvir uma música nova que queres partilhar, ou queres mostrar a tua velha favorita que estás sempre a ouvir? Terás acessíveis as últimas músicas que ouviste. Carregando nestas, é criado um link que poderá dar para reproduzir, se o outro utilizador também utilizar Apple Music.

Se utilizas mais Spotify, também poderás, instalando a aplicação original, enviar links de músicas a partir da sua versão para iMessage, que qualquer utilizador poderá reproduzir.

E sim, também poderás enviar uma música que estejas a ouvir nesse momento no autocarro, televisão, rua, uma vez que também há suporte para Shazam.

6. Mensagens privadas ou auto-destrutivas

Se clicares no botão "Enviar" com pressão longa, consegues enviar uma mensagem com Tinta Invisível, obrigando a que o recetor da mensagem tenha de deslizar sobre o balão de forma a revelar o seu conteúdo, o que é bom se tiveres pessoas à tua volta a espreitar para o teu ecrã.

Se, mesmo assim, não é suficiente para ti, poderás instalar Confide. Apesar de ter algumas funções pagas, a sua versão base é encriptada tal como o iMessage, e conseguirás mandar fotos auto-destrutivas também.

7. Meteorologia

Seja a falar com o teu amigo que vive a dois bairros de distância, ou com aquele que vive no outro hemisfério, há uma coisa que inevitavelmente acabas a discutir com ambos: o tempo.

A que mais se destaca, será, certamente, Carrot Weather. No entanto, esta é paga. Tens algumas opções gratuitas como Meteored, Weathershot ou até MOON, se queres algo diferente.

8. Traduzindo conversas

Infelizmente, a maioria das aplicações de tradução são pagas, o que dificulta um pouco o acesso a estas. Nem todas das mais acessíveis estão adaptadas ao iMessage, e a Google Translate ainda não conta com uma versão para iMessage.

Algumas sugestões gratuitas passam pela iTranslate, que exige teres acesso à internet, ou então a Yandex.Translate, que peca em design apesar de poderes aceder offline.

9. E agora, que filme ver?

Já a fazer planos a filmes que poderás ver (em segurança) no cinema quando o confinamento acabar? Ou àquela tarde no sofá a ver filmes nestes dias frios de inverno?
A melhor aplicação para filmes, com qualquer idade, é a IMDb. A sua versão para iMessage conta com forma de te dizer os filmes disponíveis nas tuas proximidades - desde que tenhas autorizado o acesso à tua localização.

Quando encontrares o filme perfeito, só terás de clicar neste de forma a partilhar com o teu amigo, de forma a ver as reviews e até horários para combinarem mais eficazmente.

10. Partilhando ficheiros na Cloud

Sabemos que a iCloud não é o serviço Cloud mais perfeito em termos de partilha, pelo que nem está disponível a nível do iMessage. No entanto, a Dropbox e Microsoft OneDrive oferecem-te essa opção mal instales as suas aplicações.

Poderás, a partir da sua versão para iMessage, procurar pelo ficheiro que pretendes e clicar de forma a partilhar diretamente na conversa. A vantagem de partilhar via OneDrive é que o ficheiro poderá ser aberto diretamente nas outras aplicações Microsoft, como Word ou Excel.

11. Digitalização rápida

Se há um dilema pelo qual todos passámos, é precisar de partilhar rapidamente um ficheiro que só possuímos cópia em papel com alguém - seja parte de um livro para universidade, ou uma fatura ou até documentos para IRS, quem sabe.

Poderás digitalizar para a aplicação Files ou Notes, é certo, mas a Scanner Pro permite-te enviar diretamente por iMessage.

De cada vez mais, é fundamental ter todos os documentos importantes acessíveis de forma digital. É verdade que é uma aplicação paga, no entanto, é extremamente útil para este processo.

12. Fórmulas Matemáticas

Há sempre aquele problema que não consegues resolver e acabas a pedir ajuda a alguém. Vulcanize é uma aplicação que pode poupar-te tempo precioso, ao converter LaTeX para fórmulas matemáticas com uma aparência digna de livro.

E, mesmo que não fosse bonita, o trabalho que te poderá poupar a escrever de alguma forma por mensagem, faz esta aplicação extremamente valorável para quem convive de perto com fórmulas matemáticas no seu dia a dia.


Já tinhas ouvido falar de algumas destas, ou ainda te parecem rebuscadas? Poderão parecer estranhas ao início, mas a verdade é que muitas aplicações para iMessage poderão aumentar imenso a tua produtividade, quando utilizadas da forma correta. Ou, então, tirar-te do teu aborrecimento durante este tempo em que estamos mais fechados em casa. Conta-nos nos comentários as tuas sugestões para aplicações para iMessage!