Já te aconteceu estares a explorar as definições do iPhone e acabares por descobrir funcionalidades ou atalhos úteis que te acabaram por simplificar a vida? A mim já, o que me leva à consciencialização de que existem funcionalidades que os utilizadores de iOS podem não estar a tirar o máximo de partido. Para mudarmos isto, deixamos-te com 5 funcionalidades que podem ser bastante úteis no iPhone.

Colocar a chamada em espera, usando o botão de "Sem Som"

Uma das funcionalidades que uso com frequência quando atendo ou faço uma chamada em locais públicos é a opção de desligar o microfone (no ecrã em português aparece descrito como "Sem Som", para que a outra pessoa não ouça ruído. O que eu não sabia ainda é que ao ficar a pressionar o mesmo botão, é possível colocar a chamada em espera. Para retirares a chamada do modo de espera basta clicares no botão "Em espera".

Em algumas operadoras de rede de alguns países, ao colocares a chamada em espera estás também a dar música ambiente a quem está do outro lado.

Deslizar para escrever

No lançamento do iOS 13, a Apple publicitou bastante uma funcionalidade que já era conhecida do Android, mas que vinha a ser antecipada para o iOS. O QuickPath, nome da funcionalidade de deslizar no teclado para escrever, é algo que não vês facilmente um utilizador de iPhone usar com frequência, por isso deixamos-te o guia de como usares.

Em primeiro lugar, abre o teclado através de qualquer aplicação, como iMessage ou Notas. De seguida, pressiona levemente numa letra e desliza até à letra seguinte e por aí adiante até formares uma palavra. A palavra é adicionada imediatamente ao corpo do texto assim que pares de deslizar, seguida de um espaço. Assim, podes continuar a deslizar o teu caminho para um texto mais rápido!

Fonte: iDROPNEWS

Esconder fotos

Todos gostamos de fazer uso das câmaras dos smartphones para registar "aquele" momento especial. Porém, nem todas as fotos são para se mostrar, pelo que podes esconder fotos no iOS.

Para esconderes uma foto, basta abrires a aplicação de fotografias, clicares na foto seguido do botão "Partilhar". Depois, terás uma opção intitulada "Ocultar". Daqui, aparecerá uma janela pop-up a indicar-te que a fotografia apenas estará visível no álbum oculto.

Escrever questões à Siri

Um assistente virtual é bastante útil mas nem sempre temos a disponibilidade de o usar com a voz. Por isso mesmo, a Apple incorporou no menu de acessibilidade uma opção que permite fazer questões à Siri usando o teclado.

Para ativares esta funcionalidade, deves ir a Definições, menu de acessibilidade seguido de Siri. Aqui, terás um botão toggle "Digitar para interagir com Siri". Ao ativares, podes conectar-te à Siri e automaticamente irá aparecer o teclado da mesma.

Usar o teclado com uma mão

Nem todos os utilizadores de smartphones gostam de escrever mensagens ou notas com as duas mãos. No entanto, mantendo o mesmo teclado e escrevendo a uma mão pode não ser a melhor experiência de utilização, principalmente se tiveres que esticar o dedo para chegares àquela letra do outro lado do ecrã. Precisamente por isso existe a possibilidade de ajustares o teclado para escrita a uma mão.

Esta funcionalidade é ativada quando tiveres o teclado aberto. Para isso, abre o e-mail ou o iMessage e abre o teclado. No canto inferior deverás ter um símbolo de um emoji, que deverás ficar sempre a pressionar. Irá abrir uma caixa de diálogo, com 3 símbolos de teclado, para que possas selecionar se queres o teclado de uma mão só (à direita ou esquerda) ou o teclado a 2 mãos central. Para voltar à configuração inicial, deves repetir os mesmos passos.

Já conhecias estas funcionalidades? Usas alguma outra funcionalidade pouco conhecida que não descrevemos aqui? Partilha connosco na secção de comentários.