5 truques do iPhone que (ainda) não sabes

5 truques do iPhone que (ainda) não sabes

Se tens iPhone novo ou queres simplesmente algumas dicas sobre como o aproveitar ao máximo, aprende aqui truques de gestos e menus secretos!

Joana Cabral
∙ 3 minutos de leitura

A vantagem de possuir um ecrã táctil é que permite esconder certos gestos e menus, especialmente com o desaparecimento do botão Home nos modelos mais recentes do iPhone. Muita gente não conhece certos gestos que permitem abrir menus e até efetuar rapidamente certas ações.

Está na altura de reveres o que sabes sobre o teu iPhone, ou então descobrir mais alguns trunfos para aproveitares o teu dispositivo Apple ao máximo!

1. Esconder Páginas da Home Screen

Ecras da Home Screen

Se gostas de ter o teu ecrã principal sempre organizado, sabes que há listas e listas de aplicações que nem usas assim tanto mas que estão a ocupar espaço no ecrã e a estragar o teu esquema de visualização. Sabias que as podes esconder? Segue estes simples passos:

  1. Pressiona no teu ecrã principal até entrares no Jiggle Mode (com os ícones a abanar);
  2. Clica no página pontilhada em baixo para acederes à vista de páginas;
  3. Os ecrãs visíveis vão ter um sinal de visto junto a eles. Se retirares este, eles irão ficar ocultos.

2. Alternando entre ecrãs e páginas Web dentro de uma aplicação

Não, não precisas de perder tempo nos botões de retrocesso e avanço. Poupa tempo com um simples deslizar! Tenta no teu iPhone, no Safari.

  • Se deslizares da direita para a esquerda, no centro do ecrã, voltarás à página anterior
  • Se deslizares da esquerda para a direita, no centro do ecrã, voltas à página seguinte

Este gesto é válido não só no Safari, mas em muitas aplicações como Facebook e Twitter.

3. Ecrãs de Widgets

Possivelmente, já andas a experimentar os widgets todos possíveis nos teus ecrãs principais, mas há mais alguns escondidos num outro ecrã. Se deslizares continuamente para a direita, chegarás à secção de widgets. Há alguns predefinidos, mas poderás alterar para outros que prefiras, a partir do botão Editar. Carregando no + adicionarás novos, e no - removerás os que menos te interessam.

Ainda, é possível aceder aos widgets antigos (anteriores à versão do iOS 14), se fizeres scroll e clicares em "Personalizar". No entanto, esses apenas podem ficar na página dos widgets, à esquerda da Página Principal.

4. Duplo e Triplo Toque

Sendo uma das novidades mais recentes da Apple, implementadas no iOS 14, poderás ativar a funcionalidade BackTap a partir de Acessibilidade > Toque > Toque na parte de trás. A partir daí, as possibilidades são inúmeras: com dois ou três toques, como prefiras, poderás tirar uma captura de ecrã, ou ativar a Siri, facilitando a tua utilização de iPhone no quotidiano.

iPhone 11 em verde
iPhone 11 em verde

5. Acesso Fácil

Para os que ainda não se habituaram ao tamanho de um iPhone Max, há um truque para vos facilitar o acesso à parte superior do ecrã com uma mão só.

Se fores às Definições > Acessibilidade > Toque > Acesso Fácil conseguirás, através de um toque na parte inferior do ecrã, aceder à parte superior deste. Se tiveres ainda um iPhone com Touch ID, podes também usar esta funcionalidade, com dois leves toques no botão, sem o pressionar completamente.

Acesso fácil no iPhone
Acesso fácil no iPhone

Já conhecias todos estes gestos? Há algum que aches pouco conhecido que não tenhamos incluído? Diz-nos tudo nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.