6 formas de dar uso a um iPhone antigo

O teu velho iPhone não precisa de ficar parado na gaveta.
Escrito por Pedro Alves e
4 mins de leitura
6 formas de dar uso a um iPhone antigo
Publicidade
Publicidade

Quem utiliza um iPhone durante muitos anos, antes de trocar, acaba com um dispositivo com pouco ou nenhum valor de mercado. Como tal, por vezes, nem vale a pena vendê-lo para ajudar na compra do novo, o que faz com que seja preferível guardar a "relíquia" para uma emergência. No entanto, é frequente acontecer precisamente o contrário: a emergência nunca chegar, e o iPhone velho mas ainda funcional acabar esquecido dentro de uma gaveta... Felizmente, há várias utilidades que podem ser dadas a iPhones antigos, de forma a suprir necessidades que muitas vezes nem pensávamos ter, ou então simplesmente para ajudar em tarefas corriqueiras, de que ainda são perfeitamente capazes.

Posto isto, vamos dar algumas sugestões que podem fazer renascer o vosso antigo companheiro do dia a dia:

Comando para a Apple TV

Um iPhone antigo pode perfeitamente tornar-se num versátil comando para a vossa Apple TV. A boa notícia é que, ainda por cima, não é necessário instalar nenhuma aplicação para isso: essa opção já existe nativamente integrada no iOS.

Para a ativar, basta ir a Definições, seguido de Central de Controlo, e carregar no símbolo "+" verde que está à esquerda de Apple TV Remote. A partir daqui, um comando para Apple TV estará sempre à espera de ser usado via Central de Controlo no velho iPhone.

Webcam de alta resolução

Se a câmara integrada no vosso Mac não oferece a qualidade que precisam, talvez esteja na hora de a substituir (não literalmente) pela câmara do vosso iPhone antigo. Isto é possível graças à funcionalidade de câmara de continuidade do iOS e do macOS mais recentes.

Esta opção permite usar o iPhone como webcam do Mac, de forma simples e sem fio. Para isso, o smartphone precisa de ter instalado, no mínimo, o iOS 16, e o computador o macOS Ventura; o bluetooth e o wifi dos dois equipamentos tem de estar ligado, e ambos com sessão iniciada na mesma conta iCloud. Cumpridas estas premissas, o iPhone antigo deverá ser listado como uma normal câmara em qualquer aplicação no vosso Mac.

Câmara de segurança caseira ou para vigiar um bebé

Se precisam de monitorizar legalmente um determinado espaço, mas não pretendem instalar uma câmara de segurança definitiva e dedicada para o efeito, o vosso iPhone passado pode ser a solução.

A aplicação Alfred Camera é gratuita, e quando instalada em dois dispositivos diferentes permite que um deles seja usado como câmara de vigilância, e o outro como visualizador do conteúdo capturado. A configuração é fácil, e requer pouco mais do que fazer login na mesma conta em ambos os equipamentos. Vale a pena testar.

Despertador

Esta sugestão dispensa apresentações: podem usar o iPhone que está parado unicamente como despertador.

Imaginem que o vosso carregador avariou e não se aperceberam, e, devido a isso, de manhã o iPhone principal não despertou. É melhor ter uma alternativa, certo? Ou então querem acordar sem cair na tentação de ir logo às redes sociais, e ficar na cama mais uns minutos. Já sabem com quem contar: o iPhone arcaico.

Telemóvel profissional

Nos tempos que correm, cada vez é mais importante separarmos a nossa vida profissional da nossa vida pessoal. Ora, um segundo número de contacto e um equipamento específico para usar o mesmo pode ajudar nesse sentido.

Model: @Austindistel
https://www.instagram.com/austindistel/

Photographer: @breeandstephen
https://www.instagram.com/breeandstephen/

O setup de um telemóvel de trabalho é simples: basta usar um cartão sim com um número profissional, configurar as contas de email do emprego e instalar alguma aplicação necessária. Como devem perceber, aquele iPhone esquecido serve perfeitamente esta finalidade.

Consola de jogos portátil

Os iPhones sempre foram conhecidos pelo seu bom poder de processamento, e devido a isso até os modelos mais antigos são capazes de correr jogos atuais. Porque não tirar partido dessa capacidade?

Playing Pubg Game On Smartphone

Peguem no iPhone antigo e carreguem-no com os vossos jogos favoritos para todo o lado. Dessa forma, libertam o smartphone novo do stress provocado por este tipo de utilização mais intensiva, o que até ajuda a aumentar a sua longevidade.


Têm algum iPhone parado? Se sim, partilhem connosco de que modelo se trata, e se pensam dar-lhe alguma destas utilizações, ou até outra que nos tenha escapado.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo