8 produtos da Apple que fizeram história

Em mais um aniversário da marca de Cupertino recordamos os 8 produtos mais importantes que fizeram história no mundo da Tecnologia.
Escrito por Redação iFeed e
5 mins de leitura
8 produtos da Apple que fizeram história
Publicidade
Publicidade

A Apple celebra hoje o 46º aniversário da sua fundação, e o iFeed aproveita para recordar os produtos que fizeram dela a marca de sucesso que é hoje em dia. Alguns causaram mais impacto do que outros, mas todos são a demonstração clara do sucesso da marca de Cupertino ao longo destes anos e de quão importante é no mundo da Tecnologia.

Computadores Mac

O primeiro grande sucesso da Apple demorou a chegar, quando chegou agitou as águas e de que maneira. Temos de recuar até 1984 para encontrar o primeiro grande sucesso da empresa.

A Apple já tinha sido fundada há 8 anos e nenhum lançamento se tinha destacado verdadeiramente. Na época os computadores eram grandes e ligados a uma enorme quantidade de fios e, convenhamos, a beleza destes dispositivos não era nenhuma.

Em janeiro deste mesmo ano, a Apple mostrava que um computador não só podia ser esteticamente bonito, como de fácil utilização. O primeiro Macintosh foi importante nestes pontos, por ser o primeiro (e verdadeiro) all-in-one do mundo com monitor e interação de teclado e rato em conjunto. Um computador com formato aproximado àquilo que conhecemos hoje em dia e que marcou a história da Humanidade.

Primeiro Macintosh, 1984

Posteriormente a este lançamento, temos que destacar a chegada do iMac em 1998. Numa época em que a Apple estaria a entrar em falência, Steve Jobs acabava de regressar à empresa depois de ter sido afastado em 1985, atualizando todos os computadores Macintosh sob uma nova linha, o iMac.

Para isso, contou com um design mais leve, transparente, criando um dispositivo moderno e airoso: uma lufada de ar fresco nos computadores da altura. Não só pela sua beleza mas por romper com o design standard da altura de caixas brancas ou cinza.

Inicialmente foi lançado na cor Bondi Blue, mas o seu sucesso determinou o lançamento da gama em 10 cores. O lançamento do iMac G3 salvou a empresa da falência iminente.

iMac G3, 1998

Não tardou muito para que este design arrojado chegasse a outros produtos da Apple. Assim chegou o iBook G3, em 1999, com um design similar aos computadores de secretária apresentados no ano anterior. Este portátil em formato concha conquistou corações pelo seu design translúcido, ligações USB e, para além disso, foi um dos primeiros computadores do mundo a introduzir ligações wireless.

iBook G3, 1999

Temos também que dar destaque àquele que veio a servir de inspiração para a gama de portáteis mais recentes da marca da maçã. Estou a falar do icónico MacBook Air, apresentado em 2008.

MacBook Air, 2008

No seu lançamento, Steve Jobs fez questão de o tirar de um envelope para chocar o público devido aos seus 1.94cm de espessura. Resultou! Foi uma revolução no design dos computadores portáteis! O MacBook Air tornou-se no portátil mais fino do mundo à data. É por isso um dos lançamentos mais marcantes da história da Apple.

iPod, iPhone e iPad

Nem só de computadores se faz a história da Apple. Muito pelo contrário! É uma das empresas mais bem sucedidas em tecnologia de bolso, por ter revolucionado vários segmentos do mercado pela sua abordagem.

A primeira menção neste setor irá certamente para o dispositivo que em 2001 alterou o paradigma dos dispositivos de reprodução de música. Estou a falar do iPod. O famoso leitor de MP3 era o equilíbrio perfeito entre tamanho e capacidade, com 5GB, um ecrã controlado por 5 botões e uma click wheel para navegação. O seu surgimento dominou por completo o mercado de leitores de música, que só veio a ser superado por um outro dispositivo da Apple anos mais tarde: o iPhone.

No seguimento do iPod, surge em 2007 a primeira investida da Apple no mercado dos smartphones, que não só foi um sucesso tremendo como alterou o paradigma de muitas empresas nas suas abordagens aos dispositivos mobile. O iPhone, como Steve Jobs o descreveu, é a reinvenção do telemóvel, pelo ecrã largo que permitia a interação através do touchscreen, possibilidade de navegação da internet e permitia também ter as funcionalidades já existentes de um iPod. Posto isto, quem não iria querer o topo de gama, tudo-em-um que permitia navegar na web, comunicar e ouvir música?

Já que estamos a falar de dispositivos touchscreen, temos que destacar o lançamento do primeiro tablet da Apple. O primeiro iPad surgiu em 2010 com um ecrã de 9.7 polegadas, destinado maioritariamente à navegação na web, leitura, jogos e música. Este dispositivo teria também ligação à App Store, com acesso às aplicações que estariam também disponíveis para iPhone.

O iPad chegou como um novo produto, criando uma nova categoria de dispositivos da marca e que, ainda à data de hoje, nenhum outro tablet o consegue ultrapassar em design, processamento ou funcionalidades. Em suma, nascia o rei do sector, ainda sem par nos dias que correm.

Apple Watch

Este foi o primeiro grande lançamento da Apple depois da morte de Steve Jobs. Tim Cook e toda a equipa da Apple tinham em mãos a árdua tarefa de mostrar ao mercado que mesmo sem Steve Jobs a Apple tinha futuro, um futuro brilhante à sua frente.

E conseguiram. O Apple Watch é o segundo maior sucesso da Apple da década passada, logo depois do primeiro iPad, ainda apresentado por Steve Jobs.

Apple Watch, 2014

No seu lançamento, em 2014, Jony Ive, o agora ex-Chefe de Design da Apple descrevia-o como o dispositivo mais pessoal que a Apple havia desenvolvido até à data. O seu design minimalista, puro e de qualidade tornou-o também num acessório de moda, já que as braceletes do smartwatch podem ser trocadas, assim como o mostrador do relógio pode ser personalizado.

Estes são os produtos que marcaram a história da Apple e de muitos dos seus utilizadores. Para ti, qual o produto da Apple que mais te marcou? Partilha connosco na secção de comentários.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo