Quem não gosta de ter o seu iDevice bem estimado?! Seja porque gostamos de o ver sempre impecável, ou porque temos interesse em, mais cedo ou mais tarde, vendê-lo no mercado de Usados.
Por isso, neste artigo, vamos sugerir-te algumas dicas para que o possas preservar ao máximo!
Utiliza uma boa capa de proteção e película de ecrã
A primeira e mais óbvia: compra uma capa de proteção de boa qualidade. Mais vale prevenir do que remediar, portanto, uma capa resistente pode ajudar a prolongar a vida do teu iPhone.
Além disso, certifica-te de cobrir o ecrã com uma boa película. Utilizar um bom protetor de ecrã de vidro temperado oferece um nível adicional de segurança. Mais recentemente também se começou a usar protetores para as câmaras traseiras, para proteger o vidro das câmaras de quedas que o possam partir.
Guarda o teu iPhone adequadamente
Os smartphones caem constantemente dos bolsos, e às vezes uma curva rápida é suficiente para fazer com que o iPhone caia ao chão. Nos bolsos de trás das calças, as chances do iPhone cair ao ser retirado ou colocado são ainda maiores.
O telemóvel pode cair e bater no chão ou, pior, na sanita de uma casa de banho pública. Os bolsos de trás também apresentam o problema de te sentares em cima do iPhone e partir o ecrã.
É sempre melhor prevenir do que remediar e guardar o iPhone num local seguro, por exemplo, num dos bolsos da frente das calças ou no bolso de uma mochila.
Cuidado com a casa de banho
Apesar da maior parte dos iPhones hoje em dia serem resistentes à água, a casa de banho continua a ser um pesadelo para a segurança destes dispositivos. É mais seguro deixar o iPhone noutra divisão enquanto vais à casa de banho.
No geral, todos os aparelhos eletrónicos devem ser mantidos longe desta divisão, uma vez que é perigoso para ti e para o telemóvel.
Mesmo que não utilizes o iPhone enquanto tomas banho e o deixes simplesmente pousado no lavatório, as gotas de vapor podem danificá-lo com o passar do tempo.
Mantém o iPhone limpo
Algumas das melhores capas de proteção também são boas para atrair lixo, bactérias, células da pele morta e sujidade no geral. Toda essa sujidade tem o potencial de interferir com as entradas e configurações de sensibilidade do teu iPhone.
Felizmente, limpar o iPhone está mais fácil do que nunca. Podes até utilizar um kit de desinfeção por luz UV para ajudar a remover as bactérias restantes do teu smartphone, dando a ti e ao teu iPhone uma camada adicional de proteção.
O interior também...
Manter o software do iPhone limpo e atualizado significa remover quaisquer bugs e spyware que possa existir.
Reiniciar o smartphone tem a possibilidade de acelerá-lo, aumentar a vida útil da bateria, limpar a memória temporária e muito mais.
Deves também desligar completamente o iPhone de vez em quando. Isto proporcionará, não apenas um descanso da tecnologia, como também permitirá que o iPhone arrefeça de vez em quando e aumentará potencialmente a vida útil do mesmo.
Nunca durmas com o iPhone ao teu lado
Colocar o iPhone debaixo da almofada à noite é um perigo para a tua saúde. O iPhone pode aquecer com o calor do teu corpo, dos lençóis e das almofadas, da energia do carregador e até mesmo das aplicações a funcionar em segundo plano.
Tudo isso combinado tem o potencial de o sobreaquecer, causando danos ao hardware e, mais importante, agindo como um risco para a tua segurança durante o sono – em caso de incêndio.
Mantém o iPhone a uma temperatura segura
Manter o iPhone numa temperatura segura é vital para prolongar a sua vida útil. O sobreaquecimento pode levar a problemas sérios da bateria, problemas de carregamento e danos no hardware. Contudo, temperaturas extremamente baixas podem não causar os mesmos danos internos, mas ainda assim podem danificar a bateria.
É melhor manteres o teu iPhone a temperaturas moderadas.
Segura o iPhone adequadamente
Cuidados com o iPhone nunca são demasiados. Deves utilizar as duas mãos a segurá-lo, principalmente se tiveres um dos modelos Max ou Plus, pois há o dobro da probabilidade de o deixares cair por causa do tamanho do equipamento.
Além disso, certifica-te de que o pousas em locais seguros e planos quando não o estiveres a utilizar. Pousa o iPhone no centro de uma superfície na altura da cintura, por exemplo, na mesa de jantar, onde ele ficará protegido contra quedas altas e também contra crianças pequenas ou animais de estimação.
Não carregues o iPhone com acessórios não certificados
Às vezes não temos os melhores hábitos de carregamento para o nosso iPhone. Mudanças nestes métodos podem fazer uma grande diferença na vida útil dos nossos "amigos".
Evita utilizar carregadores baratos de terceiros para carregar o teu iPhone. Podes estar não só a colocar em risco a segurança do equipamento como mesmo a tua. Sempre que possível usa acessórios certificados com o iPhone.
Para garantires que usufruirás de uma bateria saudável e duradoura o máximo de tempo possível, deves ainda garantir que tens o recurso Carregamento Optimizado ativo nas definições do iPhone. Para verificares o recurso basta ires a Definições > Bateria > Estado da bateria e encontras aí a opção "Carregamento optimizado". Se estiver desativado, ativa-o.
Conclusão - Para quando os acidentes acontecem...
Cada uma destas dicas ser-te-á útil para preservares ao máximo o teu equipamento. É certo que muitas vezes nem todo o cuidado do mundo evita acidentes... Há situações que fogem do nosso controlo. Felizmente e mesmo que algum acidente aconteça há a possibilidade do iPhone ser reparado.
E nessa altura vais querer dirigir-te a um Centro de Assistência Autorizado da Apple, como é o caso da Ponto Sagres. Até podes usufruir do seu serviço de reparações à distância, iOS Repair, e ter o iPhone reparado sem saíres do conforto do teu lar.
Deixa o teu comentário