O teu Apple Watch já tem alguns anos? Costumas sofrer de algumas lentidões no mesmo? As novas gerações levaram-te a pensar que a única forma de ter um Watch mais rápido é obtendo o último modelo? Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que fazemos a nós mesmos quando começamos a ficar frustrados com o Apple Watch e a sua lentidão súbita a concluir algumas tarefas, principalmente nos modelos mais antigos do smartwatch da marca de Cupertino. Muitas das vezes, existem pequenas soluções que nos permitem restaurar facilmente alguma da velocidade e é precisamente para essas situações que te apresentamos de seguida um conjunto de dicas.

Fechar as aplicações

Tal como no iPhone, ter diversas aplicações a correr em background poderá não afetar a performance do teu dispositivo. No entanto, nada impede que tenhas instaladas aplicações cuja implementação consome mais recursos. Assim, uma forma de libertar os mesmos é fechando as aplicações que tens em aberto.

Para fechar aplicações, pressiona o botão lateral para abrir a Dock, mantém o dedo em cima da aplicação que queres fechar e arrasta para a esquerda até aparecer uma cruz vermelha. Clica na mesma para fechar a aplicação.

Reiniciar o Apple Watch

Reiniciar o Apple Watch poderá ser uma alternativa fácil e rápida para tornar o teu dispositivo mais rápido. Para o fazeres, pressiona no botão lateral até aparecer o menu de desligar, ficha médica e emergência SOS. Desliza para a direita no botão de desligar. Quando o dispositivo estiver desligado, pressiona novamente o botão lateral até aparecer o logotipo da Apple.

Desinstalar aplicações desnecessárias

Hoje em dia temos uma aplicação para (quase) tudo. Assim, é normal que muitas vezes instalemos uma aplicação que depois acabamos por nos esquecer que a temos. Estas situações também acontecem no Apple Watch, uma vez que é possível instalar aplicações no mesmo. Portanto, ao limpar o Watch de aplicações desnecessárias ou que já não usamos, libertamos memória para que o mesmo possa operar mais rápido. O bom das aplicações é que sempre que voltarem a ser necessárias, podemos reinstalá-las facilmente.

Assim, para desinstalares uma aplicação que já não usas, pressiona o Digital Crown para ir para o menu de aplicações, pressiona e mantém o dedo em cima de uma aplicação até a mesma abanar e ter uma cruzinha em cima. Pressionando no X no canto da aplicação, será apresentada uma mensagem de confirmação se o utilizador pretende desinstalar a aplicação. Ao clicar em "Apagar aplicação", a mesma será removida do Apple Watch.

Alternativamente, também é possível apagar aplicações no Watch através do iPhone. Para isso, deves abrir a aplicação Watch, ir ao separador "O meu relógio" e deslizar até encontrar o separador "Instaladas no Apple Watch". Ao clicares na aplicação que pretendes remover, aparece-te um botão toggle "Mostrar no Apple Watch". Desativando o botão, a aplicação será removida do Apple Watch.

Desativar instalações automáticas

Algumas das aplicações existentes na App Store têm uma versão própria para o Apple Watch e outra para iPhone, fazendo com que os ciclos de lançamento de atualizações possam ser diferentes. Assim sendo, ao teres as instalações automáticas, o teu Watch irá receber atualizações das aplicações, mesmo as que não usas com frequência.

Para desabilitar as instalações automáticas, terás que usar o iPhone na aplicação Watch. Acedendo ao separador "O meu relógio", no menu Geral tens um botão "Instalação automática". Garante que esse botão toggle está inativo.

Desativar atualizações de aplicações em segundo plano

Quer no Apple Watch quer no iPhone, algumas aplicações mantêm-se em atualização em background para que quando necessites de as usar, as mesmas estejam atualizadas com os dados mais recentes. Apesar de útil, esta funcionalidade consome recursos dos dispositivos, podendo torná-los mais lentos e acabando por consumir mais bateria. Porém, podes desativar esta funcionalidade de forma geral ou individualmente para cada aplicação, mantendo-a apenas para aquelas que usas com mais frequência.

Para desativar esta funcionalidade de forma transversal, podes aceder às definições através do Watch, clicar no menu Geral e descer até "Atualizações em segundo plano. Aqui, terás um botão toggle para desativar a funcionalidade.

Caso queiras desativar apenas para uma aplicação (ou mais, individualmente), abre a aplicação Watch no teu iPhone, e procura no separador "O meu relógio" pelo menu Geral. Aqui, terás o sub-menu de atualização em segundo plano, podendo desativar de forma geral a funcionalidade ou desativando no toggle um a um na lista de aplicações que te são apresentadas.

Desativar funcionalidades desnecessárias

A cada nova atualização, a Apple introduz novas funcionalidades nos sistemas operativos, que procuram simplificar ou ajudar no quotidiano mas que no lado oposto da moeda acabam por custar mais processamento do dispositivo. Isto torna-se particularmente relevante quando tens ativas funcionalidades das quais não tiras partido, tornando o teu dispositivo mais lento.

Se queres desativar funcionalidades que não usas, vai às definições no Apple Watch, procura a funcionalidade em questão e desativa-a. Por exemplo, para a funcionalidade de lavar as mãos, desce nas definições até encontrares a funcionalidade, clica na mesma e desativa o temporizador de lavar as mãos.

O mesmo pode ser feito no iPhone através da aplicação Watch, separador "O meu relógio". Procura a funcionalidade que não usas e desativa-a.

Reduzir animações

As animações do Apple Watch tornam a experiência de utilização do mesmo mais agradável, mostrando a transição entre janelas de forma fluida quando o Watch funciona em condições. No entanto, nem sempre tal se verifica e as animações podem estar a abrandar os recursos do teu Watch, principalmente se o mesmo já tiver alguns anos.

Para reduzir as animações, deves ir às definições no relógio e procurar o menu Acessibilidade. Neste menu, ao descer, encontra-se um botão "Reduzir movimento" e ao clicar no mesmo, é possível limitar as animações da interface ou apenas os efeitos nas mensagens.

O mesmo é possível fazer através do iPhone, na da aplicação Watch. No separador "O meu relógio", desce até ao menu de Acessibilidade. Aqui, terás um botão "Reduzir movimento" e que em tudo é igual às opções no relógio.

Manter o Apple Watch com a versão mais recente do watchOS

Bugs em lançamentos de novas versões de sistemas operativos acabam por acontecer, sendo que alguns deles têm impacto na experiência de utilização e causam lentidão ou sobreaquecimento dos dispositivos. As correções destes bugs, por norma, ocorrem através da disponibilização de novas atualizações ao sistema operativo, motivo pelo qual é importante manteres os teus dispositivos atualizados.

Para instalares a nova versão do sistema operativo, abre a aplicação Watch no teu iPhone, procura o menu Geral no separador "O meu relógio" e clica em "Atualização de software". Automaticamente, o iPhone irá procurar a nova versão do sistema operativo para descarregar para o teu Apple Watch.

Repor as definições de fábrica do Apple Watch

Se tudo o resto não resultar, podes reiniciar a tua experiência com o Apple Watch tal como quando o tiraste da caixa. Como? Repondo as definições de fábrica. Para o fazeres, vai às definições do Apple Watch, clica em Geral e desce até repor. Depois, clica em "Apagar conteúdo e definições" e terás o teu Watch com as configurações de fábrica.

Ainda que algumas destas dicas te acabem por colocar na "estaca zero" da personalização que já poderias ter dado ao Apple Watch, as mesmas levarão a que este se torne mais rápido, voltando às velocidades gloriosas dos primeiros dias em que o tiraste da caixa. Costumas sofrer de lentidão com o Apple Watch? Que ações costumas tomar para tentar tornar o mesmo mais rápido?