Com a chegada dos novos iPhone 12 e 12 Pro, a Apple deixou de incluir na caixa o adaptador de corrente, enviando apenas o iPhone e o cabo lightning para USB-C. No mesmo evento, a empresa de Cupertino apresentou o carregamento MagSafe para iPhone, cujo carregador não é acompanhado de um adaptador. Se já dispões de um adaptador da geração anterior de iPhones ou dos mais recentes iPads, poderás usá-lo com o MagSafe, mas não terás acesso ao Fast Charging de 15 W anunciado. Neste artigo, explicamos-te o porquê.

Se fores um ávido seguidor do mundo Apple e acompanhas blogs, redes sociais e outros meios de comunicação social, já te deves ter cruzado com posts de interação com o suporte da Apple, no qual os mesmos afirmam que é possível utilizar o carregador MagSafe com o adaptador de tomada de 18 W. Justin Meyers, autor no site Gadget Hacks, questionou 10 pessoas diferentes nos chats de suporte da Apple sobre a possibilidade de usar o adaptador de 18 W com o MagSafe e em todas as iterações, foi-lhe respondido afirmativamente. No entanto, no website da Apple, a informação torna-se mais clara:

Informação sobre o adaptador de corrente de 20 W da Apple. Fonte: Apple
Informação sobre o adaptador de corrente de 20 W da Apple. Fonte: Apple

Resumidamente, o adaptador de 18 W irá funcionar, mas não te permitirá tirar partido do Fast Charging, nem com cabo nem com MagSafe. Para usufruires desta funcionalidade, necessitas de um carregador com um mínimo de 20 W.

Os carregadores sem fio não são totalmente eficientes e mesmo o MagSafe com o alinhamento magnético acaba por perder alguma potência entre o carregador e o telemóvel. Se quisermos atingir o valor ideal de 15 W, significa que não poderemos desperdiçar mais que 3 W, já que o adaptador da anterior geração de iPhones é de 18 W. Daquilo que o website Gadget Hack conseguiu apurar junto de representantes da Apple, este adaptador de 18 W traduzir-se-á num carregamento com velocidade de 12,5 W, aproximadamente.

Ora, com esta quebra de velocidade de carregamento, a Apple procurou compensar com um adaptador de 20 W que permita aumentar a velocidade de carregamento e diminuir a potência dissipada. Portanto, colocam-se aqui duas questões do lado da empresa de Cupertino. Por um lado, muitos vêem o lado financeiro da empresa, ao levar os consumidores a comprar novos adaptadores. Mas por outro lado, a Apple procura que com este adaptadores consiga cumprir com as velocidades de carregamento anunciadas.

Portanto, ao usares o adaptador de 18 W do iPhone 11 Pro em conjunto com o MagSafe, conseguirás um carregamento mais rápido que nos iPhones anteriores mas que não atinge a velocidade máxima de carregamento rápido. Para isso, deverás fazer o upgrade para o adaptador de corrente de 20 W. Da tua parte, preferes carregamento por fio ou por wireless? Partilha connosco na secção de comentários.