Nos últimos anos, o iPad tem-se tornado um dispositivo de trabalho para muita gente. A própria Apple chegou a promover o iPad Pro como "o teu próximo computador", graças à sua portabilidade e capacidade de processamento. Com a chegada do Apple Pencil, o iPad tornou-se um dos dispositivos de eleição para ilustradores, pelo que só faltava o software adequado para que tudo estivesse no ponto. Agora, a Adobe planeia lançar uma aplicação para iPad do popular software de ilustração Adobe Illustrator.

Em novembro do ano passado, a Adobe lançou a aplicação móvel para iPad do seu mais conhecido produto, o Adobe Photoshop. Nessa altura, ficou a promessa que o Adobe Illustrator seria o próximo a ganhar uma aplicação para o tablet da marca da maçã. Pouco depois, em março começaram a surgir online alguns tweets de que a Adobe estaria a convidar de forma privada artistas e designers para testarem a versão beta do Adobe Illustrator.

Portanto, juntando toda a informação, apenas nos restava saber a data de quando chegaria esta aplicação. Se fores à App Store e pesquisares por Adobe Illustrator, verás a aplicação já disponível para reserva, com data prevista de distribuição a 21 de outubro de 2020. Esta data coincide com o primeiro dia do evento Adobe Max, um evento virtual da Adobe dedicado à criatividade e aos profissionais da área.

Adobe Illustrator na App Store, já disponível para reserva.

É importante notar que não o Adobe Illustrator poderá não funcionar como uma aplicação isolada. Os produtos Adobe são por norma utilizados com base numa subscrição mensal e atualmente o Adobe Illustrator para computador não é exceção. Aqueles que subscrevem o plano Adobe Creative Cloud, que dá acesso tanto às versões de computador como mobile de todas as aplicações, pagam mensalmente 52.99$, ou 61.49€. No entanto, é possível apenas subscrever a aplicação que se usa, sendo o valor claramente mais baixo. Também existem preços especiais para empresas, professores e estudantes e estabelecimentos de ensino.

És artista ou trabalhas com o Adobe Illustrator? Ansioso pela sua chegada ao iPad? Partilha connosco na secção de comentários.