Afinal o que são os pontos laranja e verde no ecrã do teu iPhone?

Afinal o que são os pontos laranja e verde no ecrã do teu iPhone?

O que é um ponto laranja no ecrã do iPhone? Não, esta não é uma piada dos pontinhos, mas sim uma nova função de privacidade introduzida pela Apple.

Ricardo Crespo
∙ 3 minutos de leitura

Quando atualizas para o novo iOS 14, ocasionalmente vão surgir uns pontos laranja e verde na parte superior do ecrã do teu iPhone. Estes pontos aparecem em todos os dispositivos com suporte ao iOS 14, do iPhone 6S ao iPhone 12 Pro Max, e existem para te proteger, mas como?

Um dos principais objetivos da Apple com o iOS 14 é aprimorar a privacidade do utilizador, nomeadamente aumentar a transparência de utilização para mostrar como o iPhone utiliza os teus dados. Assim, verás alertas sempre que o conteúdo da tua área de transferência for colado, quando as aplicações estiveram a utilizar a câmara ou até quando as aplicações quiserem conectar-se à tua rede local.

Mas a atualização mais simples, porém eficaz, de privacidade e segurança no iOS 14 são aqueles pontos laranja e verdes, e eles estão lá para avisar quando uma aplicação está a usar o teu microfone ou a tua câmara.

Um ponto laranja significa que uma aplicação está a utilizar o teu microfone, e um ponto verde significa que está a utilizar a tua câmara.

Quando uma aplicação está a fazer as duas coisas ao mesmo tempo, isto é, utilizar a câmara e o microfone, poderás ver o ponto laranja piscar brevemente antes de ficar verde sólido.

Estes indicadores aparecem no canto superior direito do ecrã do teu iPhone na orientação retrato. Se estiveres a utilizar a orientação paisagem num iPhone com Face ID, os pontos não se moverão dessa posição, e estes permanecerão sempre à direita das câmaras TrueDepth. No entanto, em modelos com Touch ID, os pontos coloridos podem mover-se, mantendo-se posicionados no canto superior direito do ecrã em qualquer orientação.

Esta função é bastante útil para te ajudar a perceber quando alguma aplicação está a utilizar algum destes recursos naquele momento. Embora a App Store seja muito boa em bloquear qualquer tipo de malware e spyware, podes sempre ter alguma aplicação que te esteja a tentar espiar ou algum hacker malicioso pode ter violado o teu sistema e está a registar cada movimento teu.

Em casos raros, uma aplicação em segundo plano pode estar a utilizar o teu microfone e a câmara, e para determinar que aplicação é, basta abrires a Central de Controlo, que irá aparecer na parte superiror do ecrã o nome dessa mesma aplicação.

Provavelmente já te tinhas deparado com estes sinais. Agora já sabes o porquê do aparecimento deles. Fica atento ao iFeed para novas dicas e novidades.