É uma das questões do momento que assombra o lançamento do alinhamento do tão aguardado iPhone 12. As certezas ainda são poucas restam-nos os rumores…

Não escondo que é com enorme desilusão que vejo a possibilidade de ter um iPhone com ecrã de taxa de atualização de 120Hz, perto de sair gorada.

Ao que indicam grande parte dos rumores, os ecrãs estarão habilitados a tal, contudo o software não permitirá que a taxa de 120Hz seja ativada. Ao que se julga saber, terão existido problemas na fase de testes que levaram a que a Apple, como medida de precaução, tenha desabilitado a opção de ter um ecrã com taxa de atualização superior ao normal.

Porém, a esperança é a última a morrer e o conhecido leaker Jon Prosser, recentemente via Twitter, deixou no ar a possibilidade de pelo menos os modelos Pro estarem habilitados a funcionar com um ecrã ProMotion.

No seu tweet inicial Prosser diz para não ser já colocada de parte a hipótese de termos ecrã 120Hz no iPhone 12 Pro.

A resposta não se fez esperar e foi outro leaker, Max Weinbach, a questionar se ele tinha certeza acerca do tema.

No seguimento da conversa, Jon Prosser avança que os ecrãs não terão tecnologia LTPO, todavia existe em testes o modelo 12 Pro Max, em cujo ecrã vigoram os alegados 120Hh de taxa de atualização, semelhante ao que acontece com o ProMotion do iPad Pro.

Mais ainda, Prosser cita as suas fontes para manter acesa uma réstia de esperança.

Há mais "profetas" a anunciar a notícia que não queremos ouvir

Por outro lado, o Twitter continua a fervilhar com este tema e há mais rumores que dão quase como certo que os 120Hz não irão avançar em nenhum dos próximos iPhones.

Com muita “dor”, e fazendo o paralelismo com a “ausência forçada” do carregamento reverso no iPhone 11, sou levado a considerar que não será desta feita que vamos ter um ecrã de 120Hz no iPhone 12.