Os Galaxy Buds Live são os mais recentes fones de ouvido bluetooth lançados pela Samsung. Chegaram ao mercado com a ambição de tirar algum poder aos AirPods mas, será que conseguem? Qual será a melhor compra, os AirPods Pro ou os Galaxy Buds Live? Se queres uns novos auscultadores bluetooth e estás indeciso entre estes dois, nós vamos dar-te uma ajudinha!

Design e Conforto

No que toca a design, estes dois fones de ouvido bluetooth são completos opostos. Os Galaxy Buds Live procuram "esconder-se" dentro da orelha, passando mais despercebidos e tornando-se mais confortáveis de utilizar.

Por outro lado, os AirPods Pro tencionam expor-se. Dessa forma, acabam por ser mais vísiveis enquanto estão a ser utilizados. Apesar dessa característica não ser antónimo de conforto, este design acaba a garantir uma maior facilidade de os colocar e remover.

A caixa de carregamento é a forma como ambos os auscultadores são guardados e transportados quando não estão a ser utilizados. Neste tópico, a Samsung e a Apple escolheram, de igual modo, caminhos diferentes. As diferenças de design que, de certo modo, partiram do formato dos próprios auscultadores, tornam a caixa da Samsung um pouco maior que a caixa dos AirPods Pro. No entanto, ambas se conseguem facilmente transportar no bolso para qualquer lado.

Comparação entre as caixas de carregamento
Comparação entre as caixas de carregamento

Ainda no que toca a caixas, os AirPods têm uma enorme variedade de capas de proteção (para a própria caixa). Isto é, de facto, algo que já estamos acostumados a ver nos produtos Apple que, devido à quantidade limitada de produtos, acabam por ter um grande investimento por parte dos fabricantes de acessórios. Nesse sentido, encontrar capas de proteção para os AirPods Pro é muito mais fácil do que para qualquer Galaxy Buds da Samsung.

Cancelamento Ativo de Ruído

Os Samsung Galaxy Buds Live são os primeiros Galaxy Buds com cancelamento ativo de ruído. Com efeito, apesar da boa qualidade do cancelamento de ruído, não chega perto da qualidade do que acompanha os AirPods Pro.

Nesse sentido, uma vantagem dos AirPods Pro é a possibilidade de escolha entre três modos de cancelamento de ruído: modo de Cancelamento de Ruído, modo de Transparência e o modo desativado.

O primeiro produz um cancelamento ativo de ruído externo de excelente qualidade, reduzindo significativamente a quantidade de sons exteriores. O segundo, por sua vez, permite aumentar o nível dos sons exteriores, fazendo com que o utilizador consiga ouvir tudo o que o rodeia. Já o último modo, desativa por completo o software de alteração do som externo. Dessa forma, o utilizador consegue igualmente ouvir alguns sons do exterior, no entanto, de forma abafada. A diminuição da intensidade dos sons é devido ao design dos AirPods que, graças à  utilização de borrachas nas pontas, que entram para dentro do ouvido, garantem um melhor isolamento.

Interior dos AirPods Pro
Interior dos AirPods Pro

Por outro lado, os Galaxy Buds Live apenas têm dois modos de cancelamento ativo de ruído, ou seja, ou está ativo ou desativo. Quando esta funcionalidade se encontra ativa, os sons externos são reduzidos mas mesmo assim, alguns deles, continuam a ser audíveis pelo utilizador.

Segundo a Samsung, este sempre foi o objetivo do produto: eliminar sons como os motores dos carros e outros barulhos de fundo mas mantendo presente, apesar de mais reduzidos, outros sons que possam ser importantes para o utilizador.

Interior dos Galaxy Buds Live
Interior dos Galaxy Buds Live

Som e Voz

Os AirPods Pro utilizam um controlador de altifalante personalizado com baixa distorção, em combinação com um amplificador de grande amplitude que permite um perfil de som claro. Em adição, o equalizador adaptativo da Apple (Adaptive EQ), com ajuda de um microfone interior, altera entre diferentes perfis de som de modo a combinar com o formato da orelha do utilizador.

A Samsung, por outro lado, para os Galaxy Buds Live, preferiu utilizar um altifalante calibrado pela AKG de forma a garantir um som de alta qualidade. Dessa forma, conseguiu graves profundos mantendo sempre o fluxo de ar dentro da orelha garantindo, assim, o máximo de conforto em todo o tempo de uso.

Apesar de ambos utilizarem microfones interiores e exteriores para ajuste do som, os Galaxy Buds Live utilizam dois microfones no exterior, ao contrário da Apple que utiliza apenas um.

Controlos e Assistentes de voz

Controlos físicos são fundamentais neste tipo de dispositivos. Poder ter controlo sobre a música sem ter a necessidade de pegar no dispositivo que está a reproduzi-la é o mínimo necessário.

De facto, tanto os AirPods Pro como os Buds Live têm botões táteis nos próprios auscultadores. A diferença entre os dois reside na forma como se interage com os mesmos. Enquanto nos AirPods é necessários aplicar força e pressionar a haste exterior dos mesmos, nos Buds Live é necessário aplicar toques. O facto de os Buds Live estarem tão bem posicionados dentro da orelha pode deixar alguns utilizadores descofortáveis ao utilizar este tipo de gestos de controlo.

Como referido, ambos permitem pausar/retomar a música. Além disso, os dois permitem, também, acionar a assistente pessoal de cada um dos smartphones a que estiverem ligados. Nesse sentido, é ainda possível chamar as assistentes utilizando apenas comandos de voz, sendo que, a Samsung permite desativar esta funcionaliade na aplicação dos Galaxy Buds.

Para além disto tudo, os AirPods permitem, ainda, alternar entre o modo de Cancelamento Ativo de Ruído, modo de Transparência e o modo desativado.

No que toca a assistentes de voz a resposta é simples: com os AirPods Pro consegues utilizar a Siri, desde que esteja ligado a um iPhone e, da mesma forma, com os Galaxy Buds Live, consegues utilizar a Bixby (assistente pessoal da Samsung), desde que estejas a utilizar um Samsung.

A comparação entre as duas é tema para outro artigo!

Bateria

A utilização de ambos os fones de ouvido depende de recarga recorrente através da caixa de carregamento. Os tempos de duração da bateria variam consoante a utilização. No entanto, na prática, a diferença entre os dois não deverá ser notória.

Segundo a Samsung, na melhor das hipóteses apresentadas na descrição do produto, os Buds Live podem aguentar até 21 horas de utilização numa única carga (da caixa de carregamento), com o cancelamento de ruído ativo e a Bixby desligada.

Por outro lado, com cancelamento de ruído ativo, a Apple garante mais de 24 horas de duração da bateria, em reprodução de música, num único carregamento da caixa.

Se falarmos na duração da bateria apenas dos auscultadores (sem contar com a caixa de carregamento), os AirPods prometem 4.5 horas de reprodução de música, com cancelamento ativo de ruido ligado e, 5 horas com cancelamento ativo de ruído e modo transparência desativados. Já os Galaxy Buds Live prometem 8 horas de duração de bateria com o cancelamento ativo de ruído e a Bixby desativados, 6 horas com um deles ligado e 5.5 horas se ambos estiverem ativados.  

Quando a bateria acaba ambos podem ser carregados através de um carregador sem fios com certificação Qi. Se, por outro lado, preferires o carregamento "tradicional", os AirPods Pro têm, uma entrada lightning pelo que podes utilizar o carregador do teu iPhone para os carregares. Já os Galaxy Buds Live vêm com uma entrada USB-C na caixa de carregamento.

Conexão e Alcance

O processo de conexão bluetooth é idêntico entre os dois auscultadores. Para emparelhar os AirPods Pro com um iPhone, ou qualque outro dispositivo da Apple, basta abrir a caixa dos AirPods junto do dispositivo ao qual se quer emparelhar e o processo de emparelhamento começa. De igual modo, com os Galaxy Buds Live da Samsung, ao abrir a caixa junto de um smartphone da Samsung, o processo de emparelhamento também se inicia.

Para emparelhar os fones de ouvido bluetooth com um dispositivo que não seja da mesma marca que estes, pode-se utilizar as opções de emparelhamento standard do bluetooth, como com qualquer outro dispositivo com esta tecnologia.

Em relação ao alcance, a conversa muda de figura. Apesar de serem os dois baseados em bluetooth 5.0, os AirPods Pro da Apple têm um alcance razoavelmente melhor que os Galaxy Buds Live. Para quem gosta de ouvir música ou podcasts, por exemplo, em casa e deixar o smartphone pousado num sítio qualquer, os AirPods são certamente uma melhor opção. Enquanto se anda pela casa estes mantêm a ligação estável melhor do que os Galaxy Buds da Samsung.    

Personalização de opções

Os Galaxy Buds Live chegam ao mercado com uma aplicação dedicada que permite alterar configurações e definir opções extra, algo que os AirPods Pro não têm.

Disponível quer para Android, quer para iOS, a aplicação "Samsung Galaxy Buds" permite ativar/desativar tanto o cancelamento ativo de ruído como a Bixby, personalizar os gestos de toque nos auscultadores, configurar o som através do equalizador, entre outros.

Aplicação Galaxy Buds da Samsung
Aplicação Galaxy Buds da Samsung

Já nos AirPos Pro, pode-se alterar o modo de cancelamento ativo de ruído através das configurações no menu do bluetooth, dentro das definições. Além disso é também possível, através das configurações de bluetooth, personalizar os toques dos auscultadores.

Para quem gosta de fazer alterações de som através do equalizador, os Galaxy Buds Live são escolha óbvia. Através da aplicação, com equalizador embutido, o som pode ser facilmente personalizado. Os AirPods Pro são um pouco mais limitados nesse sentido, não tendo qualquer opção do género nas suas configurações. No entanto, em cada aplicação individualmente, poderá ser possível ajustar os níveis de som. Por exemplo, a aplicação de música da Apple permite alterações no equalizador que se reflete no som dos AirPods. No entanto, a configurção apenas funciona dentro dessa mesma aplicação.

Preços

Quando o tópico é o preço, a diferença entre estes dois auscultadores ainda é significativa. Os AirPods Pro da Apple estão à venda pelo valor de 279,99€ enquanto que os Galaxy Buds Live da Samsung estão (para já em pré-venda) a 199,99€. A diferença de 80€ pode não se justificar para alguns consumidores que poderão acabar por preferir os Galaxy Buds Live.

De facto, a qualidade dos mais recentes Buds da Samsung é excepcional para o valor de mercado. Confortáveis, com boa duração de bateria e com compatibilidade estendida através de aplicações na Play Store no Android e na Appe Store no iOS, os Galaxy Buds Live são uma boa opção para quem procura uns bons auscultadores bluetooth a um bom preço.

Por fim, os AirPods funcionam extremamente bem para quem tiver diversos aparelhos da Apple. A transição entre dispositivos é simples e rápida (algo que vai melhorar ainda mais com o novo iOS 14), a qualidade de som é fenomenal bem como a cancelamento ativo de ruído que será, sem dúvida, dos melhores no mercado nesta categoria.