O firmware 3A283 acaba de ser lançado para os AirPods e AirPods Pro levando recursos como Spacial Audio e alternância automática entre dispositivos. Disponível para utilizadores no iOS 14 beta, o firmware em questão leva a primeira das funcionalidades apenas ao modelo Pro.

A opção pode ser acedida via Central de Controlo ao premir e segurar no slide de volume, onde pode ser vista a presença do toggle Spacial Audio. O mesmo também pode ser acedido através dos controlos de áudio no menu Bluetooth através da aplicação Definições. De acordo com a Apple, a novidade garante uma experiência mais imersiva utilizando filtros direcionais de áudio para reproduzir sons virtualmente em qualquer espaço.

Novo firmware leva Spacial Audio e alternância automática entre dispositivos aos AirPods

Basicamente, o Spacial Audio coloca os canais onde eles deveriam estar posicionados, acompanhando o movimento da cabeça quando utilizando os AirPods Pro – algo que chega a oferecer uma experiência superior ao que já tínhamos antes com o som surround.

Quanto à alternância automática entre dispositivos, que também chega aos AirPods originais, o utilizador será capaz de alternar de forma mais fácil entre o iPhone, iPad, Apple Watch, Mac e iPod Touch quando utilizando os fones sem fio da maçã (desde que os dispositivos estejam conectados na mesma conta do iCloud)

Para que ambos os recursos possam ser acedidos em todos os iDevices e Macs compatíveis é necessário que os mesmos tenham instalados o iOS 14, iPadOS 14, watchOS 7, tvOS 14 ou macOS 11 Big Sur. Se possuis uns AirPods e estás com a versão mais recente de testes dos sistemas operativos da maçã trincada nos teus dispositivos, poderás atualizar o firmware dos auriculares pelo iOS/iPadOS indo a Definições > Bluetooth > AirPods.