• Home
  • Rumores
  • Apagar a aplicação das Fotografias? Apple pode ter que ceder mais uma vez à UE
Apagar a aplicação das Fotografias? Apple pode ter que ceder mais uma vez à UE
Miguel Valente

Apagar a aplicação das Fotografias? Apple pode ter que ceder mais uma vez à UE

PUB

A comissária europeia Margrethe Vestager sugeriu que a Apple poderá ser obrigada a permitir que os proprietários de iPhones eliminem a aplicação das Fotografias. Esta sugestão, que surgiu numa recente declaração de Vestager, levanta questões sobre a conformidade da Apple com o Digital Markets Act (DMA).

Segundo Vestager, a Apple não cumpriu os requisitos do DMA ao não permitir a fácil desinstalação de certas aplicações, incluindo as Fotografias. John Gruber, do Daring Fireball, destacou que essa exigência exigiria uma revisão substancial do iOS, já que a app das Fotografias é uma parte integrada do sistema:

"As Fotografias não são apenas uma aplicação no iOS; são a interface ao nível do sistema para a galeria de imagens. Esta está integrada em todo o sistema iOS, com avisos de permissão por aplicação para conceder diferentes níveis de acesso às fotografias. Vestager está a dizer que, para estar em conformidade com o DMA, a Apple precisa de permitir que aplicações de terceiros sirvam como biblioteca de imagens e galeria de imagens ao nível do sistema. É uma exigência monumental e, honestamente ,nem sei como poderia ser conciliada com as permissões de acesso a fotografias em todo o sistema."

Alguns especulam que, se a Apple não cumprir as exigências da União Europeia, poderá optar por deixar de vender iPhones nos países membros para evitar multas significativas. No entanto, o comissário da UE para o mercado interno, Thierry Breton, considera essa possibilidade improvável, dado o tamanho e a importância do mercado.

A app Fotografias é uma aplicação fundamental da gigante da maçã, integrada em todo o sistema iOS para a gestão de fotos e vídeos. Permitir que aplicações de terceiros assumam este papel poderia comprometer a privacidade e a segurança dos utilizadores. Ainda assim, cá estaremos para te informar quando houver mais desenvolvimentos.

O que achas destas declarações? Fala connosco nos comentários!

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Rumores