Numa época em que o trabalho remoto é uma tendência, caímos agora na consciencialização da necessidade de uma ferramenta essencial, mas que passa muitas vezes despercebida. Falamos da webcam.

Para responder aos desafios que as webcams típicas apresentam, como a baixa resolução ou a existência de pouca personalização, tens a aplicação Camo. Esta app para iPhone e iPad permite dar um novo propósito à câmara do teu dispositivo transformando-a numa câmara Pro para utilizar com Mac e que simultaneamente funciona com as aplicações de videochamada, como Zoom, Microsoft Teams ou Skype, entre outros.

A configuração da aplicação Camo é fácil e intuitiva. Ao abrir a aplicação no iPhone ou iPad, aparecerá uma mensagem a requisitar a conexão à aplicação de Camo para Mac, incluindo um link para partilhar por AirDrop com o URL para download da app para Mac.

A aplicação apresenta um variado leque de funcionalidades, tais como a escolha das lentes do iPhone ou iPad a usar, ajustar o zoom do vídeo e controlar definições individuais, como a temperatura, saturação, contraste e saturação da imagem. Também é possível controlar a lanterna do iPhone e iPad, para controlar a luz, assim como alternar entre dispositivos durante uma chamada.

De momento, a aplicação Camo suporta uma enorme variedade de aplicações de conferência. Zoom, Microsoft Teams, Meet, Slack, Skype, WebEx Teams e muitas mais estão na lista das aplicações testadas que ascende a mais de 40 aplicações. Para já, estão de fora o FaceTime, iMovie, Photo Booth, Safari e Cisco WebEx Meetings, porém estão no roadmap de desenvolvimentos a incrementar.

As vantagens introduzidas são muitas. Não só a qualidade da imagem transmitida fica visivelmente superior face à câmara de raíz dos Mac, como também se ganha controlo sobre as definições de imagem e uma pre-visualização constante da transmissão da câmara.

A aplicação Camo é distribuída numa versão gratuita e numa versão paga. A versão gratuita limita a resolução do vídeo a 720p, deixando uma marca de água com o logotipo da Camo. O upgrade para a versão Camo Pro trará todas as funcionalidades da plataforma por 41.81€. Quando comparado com uma webcam de elevada qualidade (e elevado custo), Camo releva-se uma opção excelente e viável economicamente a curto prazo para quem faz do seu quotidiano reuniões online.

Usas Camo ou alguma aplicação semelhante? Conta-nos a tua experiência na secção de comentários.