As AirTags são um dos poucos produtos que a Apple não conseguiu guardar muitos segredos sobre, afinal de contas, as tão aguardadas tags de localização da maçã têm protagonizado muitas fugas de informação.

O que sabemos sobre elas até então é que se tratam de pequenos dispositivos que podem ser utilizados para localizar objetos, assim como a solução já oferecida pela Tile.

AirTags poderão localizar objetos, assim como o oferecido pelo seu rival Tile

Confiando-se na tecnologia Bluetooth, os pequenos gadgets devem permitir que localizes rapidamente a tua mochila, bolsa, carteira, chave do carro ou qualquer outra coisa onde forem afixados.

Tudo indica que elas já estão prontas para serem anunciadas há algum tempo, inclusive, com o seu lançamento supostamente programado de início para a mesma época em que conhecemos o iPhone SE de segunda geração – algo que acabou por ser reprogramado devido à pandemia da COVID-19.

Baseado nas informações até então coletadas de rumores e leaks, como reiterado pelo MacRumors, elas devem estrear com um formato circular, incluindo tecnologias como ultra-wide band para entregar uma melhor precisão na localização – apesar de que, esta última, possivelmente só deve ser compatível com iPhones que se fazem equipar do chip U1, ou seja, aqueles da série 11.

Qualquer coisa "perdida" aparecerá no mapa da app Encontrar, podendo ser facilmente localizada – pode ser até que a Apple decida incluir recursos como a Realidade Aumentada, com a posição específica do objeto a ser procurado. Possivelmente poderemos também enviar um alerta sonoro para as AirTags, a fim de facilitar ainda mais a localização.

AirTags devem aparecer no mapa da aplicação Encontrar

Quanto ao sistema de carregamento, pode ser que os produtos – que devem, inclusive, ser resistentes à água – tragam baterias CR2032 substituíveis ou um módulo recarregável similar ao do Apple Watch.

Por último, no iOS 13 há um recurso que permite que produtos registados na aplicação Encontrar se comuniquem uns com os outros até mesmo quando não existir uma conexão de dados, utilizando triangulação de redes móveis para tal (o mesmo recurso deve, possivelmente, ser empregado nas AirTags).

Estaremos finalmente quase para conhecer as novas tags Bluetooth da Apple, o site japonês MacOtakara sugeriu que elas seriam apresentadas em conjunto com a série iPhone 12 em outubro.