Apple apresenta pedido de desculpas ao WordPress

A Apple voltou atrás na decisão de levar o WordPress a adicionar planos pagos in-app, apresentando um pedido de desculpas. Sabe todos os detalhes aqui.
Escrito por Daniel Gomes e
2 mins de leitura
Apple apresenta pedido de desculpas ao WordPress
Publicidade
Publicidade

Nas últimas semanas, muita controvérsia se tem gerado em torno da App Store, em parte causada pela polémica batalha entre a Apple e a Epic Games. Na passada sexta-feira dia 21 de agosto, uma outra situação surgiu online entre a empresa da maçã e o WordPress (que podes ler no final deste artigo), na qual a primeira terá forçado a introdução na aplicação do WordPress de vendas de planos premium e domínios de websites, de forma a que a Apple pudesse obter a sua quota parte de 30% sobre essas vendas.

Numa reviravolta súbita de fim de semana, a empresa tecnológica de Cupertino voltou atrás na sua decisão e emitiu um pedido de desculpas. Nesta nota, a Apple anunciou que o WordPress não terá que adicionar compras dentro da aplicação no iOS. De seguida, encontra-se o pedido de desculpas da Apple:

Acreditamos que o problema com a aplicação do WordPress foi resolvido. Como o desenvolvedor removeu a exibição das suas opções de pagamento do serviço da aplicação, a mesma é agora autónoma e não tem que oferecer compras dentro da aplicação. Informámos o desenvolvedor e pedimos desculpa por qualquer confusão que tenhamos causado.

Nesta nota, a Apple dá a entender que o WordPress terá tomado a decisão de retirar a exibição das opções de pagamento, porém esta alteração não aconteceu agora mas já passadas algumas semanas. Ainda assim, numa versão mais antiga da aplicação que contemplava a disposição dos planos de pagamento, não era possível proceder à compra dos mesmos através da aplicação. Atualmente, toda a secção de planos já não existe na aplicação do WordPress para iOS, sendo que quando este caso surgiu nas redes sociais, a mesma já não constava da aplicação.

Para adicionar aos detalhes "sumarentos" desta história, Matt Mullenberg (co-fundador do WordPress) mencionou ao The Verge que terá sugerido à Apple retirar todas as menções a planos pagos da sua aplicação, sugestões essas que foram rejeitas pela marca da maçã.

Também em partilha com o The Verge, Matt negou que o WordPress terá submetido alguma atualização que permitisse aos utilizadores de iOS comprarem planos pagos através da aplicação.

"Tudo está bem quando acaba bem", ou pelo menos assim o diz o ditado. A Apple terá decidido que lutar para obter a sua percentagem de uma aplicação grátis através da imposição de compras dentro da aplicação não seria uma batalha a travar, pelo menos para já. Para Mullenberg, foi uma surpresa que este caso tivesse gerado polémica até mesmo fora da comunidade do WordPress, expressando a surpresa no Twitter.

Numa altura em que mais casos têm surgido em público de batalhas judiciais entre a Apple e várias empresas (podes ler mais aqui e aqui) e a tão pouco tempo do lançamento da nova geração de produtos da maçã, esperamos que tudo acalme um pouco mais.

O que achas da decisão da Apple de ter voltado atrás? Partilha connosco na secção de comentários.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo