Apple bloqueia o regresso de Fortnite ao iOS

A Apple recusou o pedido da Epic Games para disponibilizar o jogo no iOS, tanto nos Estados Unidos como na União Europeia.

16 de Mai de 2025
Apple bloqueia o regresso de Fortnite ao iOS

A Epic Games revelou hoje, através da conta oficial de Fortnite na rede social X, que a Apple bloqueou a mais recente versão do jogo submetida na App Store. Esta decisão impede a sua disponibilização tanto na App Store dos Estados Unidos como na Epic Games Store para iOS, na União Europeia.

De acordo com a empresa de jogos norte-americana, foram enviadas duas versões de Fortnite para aprovação. A primeira, submetida há uma semana, terá sido ignorada pela Apple. A segunda, mais atualizada e com novos conteúdos, foi agora alvo de rejeição por parte da gigante tecnológica.

Até ao momento, nem a Apple nem a Epic Games esclareceram os motivos que originaram este bloqueio. A instalação do jogo através da AltStore PAL, uma loja de aplicações alternativa com alguma popularidade entre utilizadores europeus, também está indisponível.

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, já lamentou a decisão da Apple na sua conta pessoal no X, acusando-a de utilizar o sistema de revisão como instrumento de retaliação contra o estúdio responsável por Fortnite.

A tensão entre as duas empresas remonta a 2020, ano em que a Apple removeu o jogo da App Store e encerrou a conta de programador da Epic Games. O motivo: a inclusão de métodos de pagamento alternativos no jogo, que, na altura, constituiu uma violação das regras da loja de aplicações. Desde então, a Epic tem tentado contornar esta decisão, nomeadamente através da criação de uma nova conta de programador, sediada na Suécia, com o objetivo de voltar a disponibilizar Fortnite na App Store.

Apesar de não ter conseguido recuperar a sua conta original, a Epic obteve uma vitória parcial ao conseguir que a Apple fosse proibida de cobrar uma comissão de 27% sobre as compras realizadas por meios de pagamento externos à plataforma.

À luz dos mais recentes acontecimentos, tudo indica que o confronto entre a Apple e a Epic Games está longe de terminar. No entanto, o iFeed continuará a acompanhar de perto este caso, trazendo-te todos as informações à medida que as mesmas forem surgindo.