A Epic Games revelou hoje, através da conta oficial de Fortnite na rede social X, que a Apple bloqueou a mais recente versão do jogo submetida na App Store. Esta decisão impede a sua disponibilização tanto na App Store dos Estados Unidos como na Epic Games Store para iOS, na União Europeia.
Apple has blocked our Fortnite submission so we cannot release to the US App Store or to the Epic Games Store for iOS in the European Union. Now, sadly, Fortnite on iOS will be offline worldwide until Apple unblocks it.
— Fortnite (@Fortnite) May 16, 2025
De acordo com a empresa de jogos norte-americana, foram enviadas duas versões de Fortnite para aprovação. A primeira, submetida há uma semana, terá sido ignorada pela Apple. A segunda, mais atualizada e com novos conteúdos, foi agora alvo de rejeição por parte da gigante tecnológica.
Até ao momento, nem a Apple nem a Epic Games esclareceram os motivos que originaram este bloqueio. A instalação do jogo através da AltStore PAL, uma loja de aplicações alternativa com alguma popularidade entre utilizadores europeus, também está indisponível.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, já lamentou a decisão da Apple na sua conta pessoal no X, acusando-a de utilizar o sistema de revisão como instrumento de retaliação contra o estúdio responsável por Fortnite.
Apple’s App Review team should be free to review all submitted apps promptly and accept or reject according to the plain language of their guidelines. App Review shouldn’t be weaponized by senior management as a tool to delay or obstruct competition, due process, or free speech. https://t.co/VauHwntRNR
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) May 16, 2025
A tensão entre as duas empresas remonta a 2020, ano em que a Apple removeu o jogo da App Store e encerrou a conta de programador da Epic Games. O motivo: a inclusão de métodos de pagamento alternativos no jogo, que, na altura, constituiu uma violação das regras da loja de aplicações. Desde então, a Epic tem tentado contornar esta decisão, nomeadamente através da criação de uma nova conta de programador, sediada na Suécia, com o objetivo de voltar a disponibilizar Fortnite na App Store.
Apesar de não ter conseguido recuperar a sua conta original, a Epic obteve uma vitória parcial ao conseguir que a Apple fosse proibida de cobrar uma comissão de 27% sobre as compras realizadas por meios de pagamento externos à plataforma.
À luz dos mais recentes acontecimentos, tudo indica que o confronto entre a Apple e a Epic Games está longe de terminar. No entanto, o iFeed continuará a acompanhar de perto este caso, trazendo-te todos as informações à medida que as mesmas forem surgindo.