Apple CarPlay: 4 funcionalidades novas que chegam com o iOS 16

Se és utilizador do Apple CarPlay, conhece 4 funcionalidades que chegam com o iOS 16.

A futura versão do Apple CarPlay obteve algum destaque na keynote da WWDC 22, com uma visão arrebatadora para os futuros sistemas de infoentretenimento de veículos que embutirem essa versão do CarPlay. Os utilizadores terão mais opções de personalização com designs variados, poderão personalizar widgets capazes de percorrer todos os ecrãs de um carro, desde o painel central até ao quadrante, atrás do volante. Toda a informação que atualmente está destinada a ser executada pelo software das fabricantes de automóveis, poderá em teoria, também ser executada pelo Apple CarPlay, como por exemplo: velocidade, conta quilômetros, conta-rotações, GPS, consumos, caixa de velocidades, etc.

Obviamente que para usufruíres destas funcionalidades, terás que comprar um veículo algures no futuro (fim de 2023-princípio de 2024) que suporte esta versão mais recente do Apple CarPlay. Por enquanto, a lista de fabricantes de automóveis que alinhou nesta ideia vanguardista da Apple ainda é restrita a pouco mais de uma dezena: Acura, Audi, Ford, Honda, Infiniti, Jaguar, Land Rover, Lincoln, Mercedes-Benz, Nissan, Polestar, Porsche, Renault e Volvo são as iniciantes, contudo, muitas mais se juntarão no futuro.

Ainda assim, o iOS 16 apresenta algumas funcionalidades novas para os utilizadores da atual versão do Apple CarPlay. Conhece 4!

Adicionar múltiplas paragens no Apple Maps

Recurso presente há muito tempo no Google Maps, parece que finalmente a Apple acordou e decidiu implementar a mesma funcionalidade no Apple Maps. Até agora, apenas era permitido adicionar um desvio durante um trajeto do ponto A até ao ponto B e limitado a categorias específicas, como postos de combustível ou cafés. Na prática, significa que, com a versão atual do CarPlay só podes adicionar um único desvio e estás limitado às opções oferecidas pela Apple, ao invés de escolheres uma paragem ou destino específico.

Em última análise, não se trata de várias paragens no trajeto, mas simplesmente o Apple Maps cria um segundo trajeto temporário, e depois de concluído, restaura a rota original. Com a chegada do iOS 16, finalmente o recurso de adicionar múltiplas paragens no Apple Maps está presente e podes adicionar até 15 paragens durante um trajeto de A a B. Poderás adicionar múltiplas paragens pedindo à assistente Siri, ou digitá-la no teclado do CarPlay do teu automóvel.

Por fim, podes editar os teus trajetos, adicionando paragens ou removendo as existentes. Quando chegares a uma paragem, o Apple Maps mostra as opções que permitem a pausa do trajeto ou o começo até à próxima paragem. Nota que, para essas opções aparecerem tens que situar o teu veículo mesmo em cima das paragens.

App Podcast melhorado

Uma das coisas que particularmente gosto de fazer durante as viagens, é ouvir os meus podcasts preferidos e assim aproveitar o tempo. No iOS 16 a Apple incrementou melhorias na aplicação Podcasts para CarPlay. Está mais fluído e rápido e as novas listas inteligentes na aba Biblioteca permitem que acesses mais rapidamente os episódios descarregados e salvos, bem como os mais recentes de cada podcast que segues.

Mais aplicações com suporte ao CarPlay

Não é novidade para ninguém, que tanto a Apple com o seu CarPlay, como a Google com o seu Android Auto, limitam quais as aplicações que estão disponíveis no painel de infoentretenimento do teu veículo. A razão é simples: apenas aquelas que podem ser usadas com segurança durante a condução, de forma a evitar distrações, e por consequência, acidentes.

No iOS 16, haverá mais aplicações com suporte aos CarPlay, inclusive aplicações de navegação que podem ser executadas numa segunda tela, como por exemplo no quadrante atrás do volante ou num ecrã heads-up. Naturalmente que as construtoras de automóveis terão que oferecer suporte para tal. Mais aplicações com suporte ao CarPlay relacionadas com carregamento de carros elétricos, abastecimento, informações sobre estradas, portagens, pedidos de reboque, entre muitas outras, estarão disponíveis.

Siri mais inteligente ao ouvir e enviar mensagens no CarPlay

O recurso Ditado no iOS 16 recebeu melhorias significativas, e um dos locais onde isso será muito útil é na aplicação Mensagens também embutida no CarPlay. Agora já não precisas de te preocupar em pedir à Siri para colocar uma vírgula, um ponto final ou um ponto de interrogação, pois a Siri ficou mais inteligente e adicionará os sinais de pontuação automaticamente.

Também podes inserir emojis com a tua voz quando enviares a tua próxima mensagem. Apenas precisas de usar a palavra "emoji" para a Siri perceber claramente que pretendes adicionar um emoji na conversa. Por exemplo, diz “Emoji de cara feliz” e o emoji será adicionado à mensagem. Contudo, a Siri em português do Brasil, ainda não consegue executar esta tarefa. Por enquanto, apenas está disponível em alemão (Alemanha), cantonês (Hong Kong), espanhol (Espanha, EUA, México), francês (França), inglês (Austrália, Canadá, EUA, Índia, Reino Unido), japonês (Japão) e mandarim (China continental, Taiwan) e com iPhones que tenham o SoC A12 Bionic.

Usas CarPlay? O que achas destas funcionalidades que chegarão ao Apple CarPlay?