A Apple confirmou que os serviços de streaming de jogos como, por exemplo, o Google Stadia não vão chegar ao iOS em breve. Apesar da popularidade crescente deste tipo de serviços de streaming, poucos são os que estão disponíveis nos sistemas da Apple.

Com efeito, também o Microsoft xCloud e o GeForce Now da Nvidia têm visto um bom crescimento. Apesar disso, nenhum deles está, ainda, disponível nas plataformas da Apple.

Nesse sentido, em conversa com o Business Insider, a Apple confirmou que este tipo de serviços não irão chegar ao iOS ou a qualquer outra plataforma da Apple. A justificação da Apple para esta decisão tem por base a violação das políticas da App Store.

"A App Store foi desenvolvida para ser um lugar seguro e de confiança dos consumidores para descobrirem e descarregarem aplicações e, uma grande oportunidade de negócio para os desenvolvedores. Antes de estarem disponíveis na nossa loja, todas as aplicações são revistas sob o mesmo conjunto de orientações que servem para proteger os utilizadores e proporcionar um nível de jogo mais justo para os desenvolvedores."

Segundo o The Verge, a política da App Store explica claramente que neste tipo de serviços, "o dispositivo cliente tem de estar ligado a uma rede LAN local." Claro é que, um serviço cloud-streaming, tal não acontece.

Além de não cumprir as normas da App Store, para estas aplicações estarem presentes nos sistemas da Apple, a própria iria ganhar 30% das compras dentro dos jogos. Atualmente, essa percentagem entra nos cofres da Google, uma vez que o serviço ainda não está disponível na App Store.

No entanto, a Apple afirma ainda que:

"Os nossos clientes disfrutam de ótimas aplicações e jogos de diversos desenvolvedores e, os serviços de jogos podem ser lançados na App Store desde que sigam o mesmo conjunto de diretrizes que são aplicados a todos os desenvolvedores, incluindo o envio de jogos individualmente para análise e exibição em gráficos e pesquisas. Além da App Store, os desenvolvedores podem optar por alcançar todos os utilizadores através e outros browsers na App Store."

Microsoft e Facebook respondem à Apple

Entretanto, a Microsoft já respondeu às declarações da Apple. Dessa forma, a Microsoft condena a posição da Apple neste assunto. Numa publicação partilhada no Twitter, acusa a Apple de "tratar os jogos de forma diferente das outras aplicações, aplicando regras mais brandas, mesmo quando eles incluem o mesmo conteúdo".

Para além da Microsoft, também o Facebook mostrou o seu descontentamento em relação às políticas da App Store. A companhia lançou recentemente uma plataforma de jogos para smartphones e tables Android e, apesar das tentativas, continua a ser rejeitada na App Store.

Por fim, os utilizadores da Apple podem, ainda assim, descarregar a aplicação Google Stadia para o seu iPhone ou iPad. No entanto, apenas podem gerir a biblioteca de jogos para, depois, utilizar num Chromecast.