A relação da Apple com a Índia no que toca à produção de iPhones tem levantado rumores, em particular com a possível decisão da Apple começar a produzir os seus modelos de topo neste país. Agora, a Foxconn, fabricante da Apple, informou o site TechCrunch, que iniciou a construção do iPhone 11 numa instalação perto de Chennai, na Índia.

Já desde 2017 que a Apple fabrica os modelos mais baratos na Índia, entre os quais  se encontram o iPhone SE. Sabe-se também que a gigante tecnológica de Cupertino tem considerado mover a produção dos modelos premium para este país, sendo agora a construção do iPhone 11 um dos primeiros passos.

O mercado indiano é muito competitivo, o que traz alguns desafios à Apple. Em primeiro lugar, estamos a falar do segundo maior mercado de smartphones a nível mundial, ficando à frente dos Estados Unidos da América e perdendo o primeiro lugar do pódio apenas para a China. Depois, é necessário ter em consideração que a Apple apenas detém 1% do mercado total de smartphones na Índia, não obstante ser a líder no que toca ao mercado premium.

De acordo com o TechCrunch, a marca da maçã pretende cada vez mais perder a dependência de construção dos seus aparelhos num só país, sendo que atualmente a maioria dos produtos Apple são fabricados na China. Assim, a Índia coloca-se como uma posição estratégica, para a qual a Apple planeia aumentar a produção de iDevices.

Ao vender os dispositivos fabricados localmente na Índia, a Apple veria reduzido o preço de venda dos seus equipamentos naquele mercado, já que poderia evitar um imposto de 20% aplicados aos produtos eletrónicos importados. Ainda não é claro se a produção dos iPhones na Índia tem como objetivo apenas o mercado indiano ou se é expectável serem distribuídos globalmente. Para este ponto, não existe à data nenhum comunicado oficial da Apple.