Nesta WWDC 2020 houve um empenho da gigante de Cupertino em fazer renascer o Game Center.

Muitos de vós provavelmente nem estarão familiarizados com este recurso presente no iOS/iPadOS, tvOS e macOS. Por isso passo a explicar, quando foi criada a App Store em 2008 a Apple criou o Game Center para no fundo tentar criar uma comunidade para se desafiar nos jogos.

Nesta altura, o Game Center era mesmo uma aplicação, que cairía para mera funcionalidade perdida nas Definições no lançamento do iOS 10.

Esta desvalorização aconteceu com a massificação de jogos online como temos hoje o Fortnite, entre muitos outros, que nos providenciam centenas de adversários em segundos. Há alguns anos atrás isto não era tão comum e o Game Center era um aglutinador. Deste modo, permitia adicionar amigos e ir comparando os resultados entre outras funcionalidades.

Agora a Apple quer trazer de volta o Game Center e atribuir-lhe nova importância, muitas melhorias e um novo visual. Segundo reporta o MacMagazine, as sensações de navegação são ótimas, pessoalmente a minha beta do iPadOS 14 não me permite vasculhar para já nesses menus.

Mantendo-se apenas acessível através das Definições ou então carregando na foto de perfil na App Store, é expectável que um dos grandes objetivos seja uma total integração com o Apple Arcade.

Uma nova comunidade deverá despertar com o Game Center no iOS/iPadOS 14, tvOS 14, e macOS Big Sur, permitindo ver os progressos e troféus dos amigos e muito mais.

Os desenvolvedores terão agora acesso a um novo GameKit para integrarem o Game Center nas apps dos seus jogos.

Relembramos que os jogos têm uma importância capital para as App Stores, bem como para o crescimento do serviço Apple Arcade.

Por isso mesmo, a marca da Maçã introduziu algumas melhorias dedicadas ao jogos no tvOS 14, conforme podes ver aqui.

Não percas aqui no iFeed toda a atualidade do mundo Apple.