São muito esperados pelo público e já andam há alguns anos nas bocas do mundo, os Apple Glass, são os óculos que estão a gerar muito burburinho.

Apesar dos tempos serem de incerteza, há quem já espere ter um vislumbre dos Apple Glass já daqui a alguns dias na WWDC 2020.

As informações quanto aos timings vão sendo contraditórias, aqui pelo iFeed acreditamos que ainda não será já que vamos conhecer os óculos de Realidade Aumentada (AR) da Apple.

Contudo, vamos por partes, baseando-nos nos rumores e informações dos habituais leakers. Sabemos de antemão que todo o mundo das tecnologias não passou ao lado da pandemia e as consequências fazem sentir-se com adiamentos e atrasos na produção.

Novos iPhone e Apple Watch estão também rodeados de incerteza por isso todas as previsões de datas são de risco elevado.

Previsões de Lançamento dos Apple Glass

Dois importantes leakers avançaram com datas para um possível lançamento dos Apple Glass. Estas datas são muito distintas, logo, começando pelo reputado analista Ming-Chi Kuo que aponta que, a correr bem, os óculos da Maçã não estarão prontos a serem vendidos antes de 2022. Próximo desta data aparecem também dados citados pelo The Information, revelando uma demonstração interna da Apple que falar em 2023.

Por outro lado, temos Jon Prosser, que publicamente se colocou contra esta data apontada por Kuo, e apostou em 2021, mais propriamente entre março a junho, como possível data. Relembramos que apesar da fiabilidade de Kuo ser bastante mais reconhecida, Prosser tem tido nos últimos meses um percurso bastante fiável no que toca a rumores.

Ele vai mais longe e afirma que existe a possibilidade de os Apple Glass serem apresentados bastante antes de serem lançados ao público, tal como no passado aconteceu com o Apple Watch.

Há ainda incerteza quanto ao nome, mas alguns leakers avançam com Apple Glass, mais uma vez teremos que aguardar para ver.

Preço

Aqui também as informações mais concretas têm como base Jon Prosser. O leaker colocou a fasquia nos 499 dólares, acrescidos das lentes graduadas prescritas individualmente. Um preço bastante abaixo dos Hololens 2 da Microsoft (3.500 dólares), porém justificado com um sistema que apesar de eficiente será mais simplificado.

Quais as funcionalidades esperadas nos Apple Glass?

Imagem Everything Apple Pro

A simplificação referida dever-se-á essencialmente pelo facto de os Apple Glass funcionarem muito apoiados no iPhone, dispensando assim o alojamento de muita tecnologia na armação. Isto terá obviamente impacto no preço, no peso e na autonomia, entre outros.

Por isso, segundo informações recentes da Bloomberg é esperado que os Apple Glass espelhem alguma informação do iPhone, tais como mensagens, emails, mapas etc. Alguns jogos poderão também usar as potencialidades de AR dos Glass. Numa fase posterior será com toda a certeza uma tecnologia aberta a apps de terceiros, podendo estar a ser equacionada a criação de uma App Store dedicada.

Especificações e Design

Por terem com base o iPhone não se pode esperar processadores ultra rápidos, o principal objetivo deste será ter uma conexão estável e uma gestão inteligente da energia.

Alegadamente, os Apple Glass não estarão providos de câmaras, por motivos de privacidade, baseando a sua atividade de AR do sensor LiDAR que já conhecemos no iPad Pro 2020.

Imagem Everything Apple Pro

A bateria é ainda um incógnita, todavia a leveza e portabilidade poderão levar a que a autonomia seja algo comprometida, por isso é esperado que os Apple Glass tenham uma caixa de carregamento ao bom estilo dos AirPods.

O Design final é outra grande dúvida por desvendar, há quem aponte uma armação “grossa”, ao estilo Clark Kent (Super Homen), refere o tomsguide.com. A verdade é que apesar dos muitos conceitos que vão surgindo nada sabemos que se possa considerar fiável.

Por se tratarem de rumores e informações de leakers, as novidades acima descritas podem sofrer alterações que serão prontamente atualizadas nesta página.