Apple Music anuncia Áudio Espacial e Áudio sem perdas

Apple Music anuncia Áudio Espacial e Áudio sem perdas

A Apple Music acabou de anunciar duas novas funcionalidades para os seus subscritores: Áudio Espacial e Áudio sem perdas (lossless).

João Valente
∙ 2 minutos de leitura

A Apple Music anunciou oficialmente duas novas funcionalidades que irão chegar ao serviço em breve para todos os utilizadores que tenham uma subscrição paga: o Áudio Espacial e o Áudio sem perdas (lossless audio).

O áudio sem perdas irá chegar em junho a todo o catálogo de músicas do Apple Music e os utilizadores já subscritos não terão de pagar mais por isso! Isto significa que poderás ouvir as tuas músicas num formato não comprimido, pelo que irás ter uma melhor experiência quando ouvires a tua música favorita.

Já o áudio espacial vai chegar apenas algumas músicas, sendo que a Apple está a trabalhar com diversos artistas como por exemplo, Ariana Grande, Maroon 5, Kacey Musgraves, entre outros, para trazer versões das suas músicas com suporte para esta funcionalidade. No entanto, apesar de incluída na subcrição do Apple Music, apenas utilizadores com AirPods, AirPods Pro ou AirPods Max poderão usufuir da mesma.

O áudio espacial será possível graças ao suporte a Dolby Atoms no Apple Music. A Apple afirma que irá adicionar músicas com suporte a Dolby Atmos 'constantemente' e, ainda, incluir novas playlists especiais.

Apple Music Lossless e Dolby Atmos (Áudio Espacial)
Apple Music Lossless e Dolby Atmos (Áudio Espacial)

Segundo se pode ver na imagem acima, partilhada pela própria Apple, os álbuns com Áudio Espacial estarão marcados na Apple Music com o logo Dolby Atmos. Já as músicas sem perdas terão também um logo específico com o texto "Lossless" e serão no formato de áudio ALAC.

Para ouvir músicas no modo Lossless, terás de o ativar seguindo os passos:

  1. Abrir as Definições;
  2. Carregar em Música;
  3. Selecionar a opção: Qualidade de áudio e selecionar "Lossless or Hi-Resolution Lossless".

Contudo, aproveito para avisar que formatos sem perdas não são comprimidos pelo que os próprios ficheiros ocupam muito mais espaço de armazenamento e, consequentemente, mais dados móveis, para quem gosta de ouvir música em streaming.

Estas novas funcionalidades do Apple Music deverão ser lançadas juntamente com o iOS 14.6, durante o mês de junho.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.