O código do iOS 14 revela movimentações relativas à evolução das funcionalidades do Apple Pay.

Em Portugal o Apple Pay está em pleno crescimento e cada vez mais bancos estão a aderir em força ao sistema de pagamentos contactless da gigante de Cupertino. Exemplo disso as recentes notícias da adesão dos bancos do grupo Millennium BCP e também do Banco Santander, como oportunamente noticiamos.

Sabes como configurar o Apple Pay? Aprende aqui

Agora o 9to5mac, avança em exclusivo que no código da segunda beta do iOS 14 para desenvolvedores encontraram referências a um novo método no sistema de pagamentos, Apple Pay.

Assim, a julgar pela imagem encontrada, estará nos planos da Apple acrescentar o pagamento por QR Code ou pelo tradicional código de barras.

Para quem utiliza em Portugal o MBWAY, este já é um método conhecido e que pela minha experiência tem funcionado muito bem.

Portanto, para quem não está familiarizado com o processo, depois de escolhido o pagamento por QR Code ou Código de Barras bastará apontar a câmara para o mesmo que aparece no terminal de pagamento e depois dar seguimento ao normal processo de autenticação.

Esta adição ao Apple Pay não se encontra ainda em funcionamento, nem tão pouco foi mencionada durante a WWDC 2020. Logo, não é de esperar que esteja em funcionamento num curto espaço de tempo.

Contudo, o 9to5mac avança ainda que existe a possibilidade de este sistema ter algum tipo de interação com aplicações externas, visto ter sido encontrado num sistema público de API acessível aos desenvolvedores de apps.

Apple Pay também nas apps Catalyst no macOS Big Sur

Também na segunda versão beta do macOS Big Sur foi disponibilizada aos desenvolvedores a possibilidade de integrarem o Apple Pay nas suas apps usando o Catalyst. Relembro que o Catalyst é resumidamente um sistema que vai permitir que mais facilmente os desenvolvedores consigam migrar e adaptar as sua apps de iOS para macOS.

Assim a adição do API do Apple Pay para Catalyst irá permitir usar este sistema de pagamentos por exemplo em compras dentro das apps desenvolvidas.

Para além do tradicional meio de pagamento num terminal, também é possível pagar compras e serviços através do Apple Pay num website ou como referido nas compras in-app, desde que estes estejam preparados para isso.

Todas estas inovações são bem-vindas, principalmente quando o objetivo é agilizar o nosso dia a dia.