Frutas há muitas, mas a Apple quer que a marca da maçã seja a única no mundo da tecnologia. Ao que tudo indica, a tecnológica de Cupertino terá entrado com uma ação judicial contra uma pequena empresa cujo logótipo é uma pêra.

Prepear, a empresa contra a qual a Apple entrou com uma ação legal, é uma pequena empresa com apenas 5 funcionários, cujo produto principal é uma aplicação e serviço de preparação de refeições e que permite encontrar novas receitas. A "marca da pêra" é um spin-off de Super Healthy Kids, um serviço semelhante com o objetivo de partilha de receitas saudáveis para crianças.

Ao que tudo indica, a gigante tecnológica entrou com uma ação legal uma vez que o logótipo da Prepear é muito semelhante ao logótipo da Apple, pretendendo esta última que a pequena empresa troque o seu logótipo. A ação judicial já custou vários milhares de dólares, vindo-se a Prepear obrigada a colocar um dos seus trabalhadores em lay-off dados os custos adicionais com o processo. A mesma diz-se na "obrigação moral" de se posicionar contra a ação legal agressiva da Apple.

Esta não é a primeira empresa que se vê num processo judicial com a Apple por causa de logótipos semelhantes a frutas. De acordo com a Prepear, a empresa de Cupertino já se opôs a dezenas de outros pedidos submetidos por pequenas empresas para registos de marcas com logótipos de frutas. Por condições económicas mais reduzidas, muitas acabam por alterar ou abandonar os logótipos, visto traduzir-se em menos custos numa Ação judicial contra uma empresa da dimensão da Apple.

Para prevenir que outras empresas passem pelo mesmo a pequena empresa Prepear lançou uma petição para acabar com a oposição agressiva da Apple feita a empresas com logótipos relacionados com frutas. À data da redação do artigo, a petição encontrava-se com cerca de 35.000 assinaturas. Apesar da ação legal, a aplicação da Prepear é distribuida para iOS e Android, através da App Store e da Google Play Store.