A Apple irá celebrar o 20.º aniversário do lançamento do iPhone em 2027. E tudo indica que a empresa de Cupertino estará já estar a trabalhar em novidades para assinalar esta importante comemoração.
De acordo com o jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, a marca prepara-se para lançar um iPhone dobrável e um novo iPhone 19 Pro com um design arrojado, no qual o vidro assumirá um papel central.
Este futuro modelo poderá finalmente concretizar a visão original de Jony Ive — o antigo diretor de design da Apple — que idealizava um iPhone com o aspeto de "uma folha de vidro". A ideia começou a ganhar forma com o iPhone X, mas tudo indica que a empresa tem vindo a maturar ao longo dos anos e que só agora estará pronta para a apresentar ao público.

Nos últimos anos, a tecnológica de Cupertino tem apostado em iPhones cada vez mais robustos, com estruturas mais espessas e menor ênfase na leveza e elegância. No entanto, a Apple poderá estar prestes a inverter essa tendência com o lançamento do iPhone 17 Air — um modelo ultrafino que deverá chegar ainda este ano. Tudo indica que este será o primeiro passo para uma nova geração de iPhones mais finos e com uma estética diferenciada e mais moderna.
Claro está que um telefone com mais vidro poderá levantar questões quanto à durabilidade e à facilidade de reparação do dispositivo — dois temas particularmente sensíveis para os utilizadores. Ainda assim, este tipo de inovação está em linha com a filosofia da Apple, que tende a apresentar produtos diferenciadores em momentos especialmente simbólicos.
Como sabemos, tudo isto não passa de rumores, e teremos de aguardar pela apresentação oficial do dispositivo para confirmar se a Apple estava, de facto, a trabalhar nele. Ainda assim, uma coisa é certa: a empresa de Cupertino dificilmente deixará passar em branco o aniversário do seu produto mais icónico — e tudo indica que as novidades estarão à altura da ocasião.