A Apple foi acusada de publicidade enganosa e concorrência desleal, por não cumprir o que prometeu relativamente às funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) da Apple Intelligence.
Na ação judicial apresentada no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em San José, na Califórnia, os autores acusam a Apple de os ter induzido em erro quanto às funcionalidades que seriam incluídas na assistente pessoal Siri, aquando do lançamento do iOS 18 e dos modelos de iPhone 16.
Os queixosos afirmam que a empresa "cultivou uma expectativa clara e razoável de que estas funcionalidades estariam disponíveis no lançamento do iPhone", pode ler-se na queixa partilhada pelo site TechCrunch. "Ao contrário das alegações da Apple, os produtos oferecem uma versão significativamente limitada ou totalmente ausente da Apple Intelligence, enganando os consumidores quanto ao seu verdadeiro desempenho e utilidade. Pior ainda, a Apple promoveu os seus produtos com base nestas funcionalidades de IA exageradas, levando os consumidores a acreditar que estavam a comprar um dispositivo com recursos que, na realidade, ainda não existiam."
É importante destacar que as funcionalidades de IA foram anunciadas na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) de 2024. No entanto, a tecnológica já veio a público admitir recentemente que a versão mais avançada da Siri, baseada em IA, ainda não está totalmente pronta. Isto significa que as novas funcionalidades já não serão lançadas no primeiro semestre de 2025, mas sim numa data ainda a anunciar no próximo ano.

Mal-estar na Apple e vozes dissidentes
De acordo com a Bloomberg, algumas vozes dentro da empresa têm sido manifestamente críticas das decisões tomadas. Uma delas é a de Robby Walker, diretor sénior da divisão responsável pela Siri, que, apesar de ter demonstrado grande entusiasmo pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses, classificou toda a situação como "feia e embaraçosa".
Até ao momento, a Apple não se pronunciou publicamente sobre este processo, mas já terão sido feitas mudanças estruturais nas suas equipas. Tudo indica que Mike Rockwell, responsável pelo Vision Pro, estará agora a liderar a equipa que trabalha na nova versão da Siri.