Nova Apple TV 4K vs antiga Apple TV 4K: Será que deves fazer o upgrade?

Nova Apple TV 4K vs antiga Apple TV 4K: Será que deves fazer o upgrade?

A nova Apple TV 4K é um upgrade da Apple TV 4K lançada em 2017, mas será que vale a pena o upgrade? Descobre se este é o modelo ideal para ti.

Ricardo Crespo, João Valente
∙ 3 minutos de leitura

A Apple TV 4K de segunda geração chegou e vem com uma série de atualizações, desde o chip A12, HDMI 2.1, Thread, High Frame Rate HDR em 4K, um comando Siri totalmente redesenhado e muito mais. Acompanha este artigo para dares uma olhada na nova Apple TV 4K em comparação com o seu antecessor

A Apple TV 4K original foi lançada em 2017 com o chip A10X  e um comando Siri muito semelhante ao incluído na Apple TV HD de 2015. Agora, há novos standards como o HDM 2.1, Thread, Wi-Fi 6, entre outros, mas a grande mudança é talvez o novo comando Siri com um design de alumínio e um novo clickpad de navegação.

Apple TV 4K 2021 (esquerda) vs. Apple TV 4K 2017 (direita)
Apple TV 4K 2021 (esquerda) vs. Apple TV 4K 2017 (direita)

Nova Apple TV 4K vs antiga Apple TV 4K

A lista de novidades não é muito extensa, ainda assim, o melhor será dividi-las em categorias diferentes. Comecemos então pelo hardware.

Hardware

Chip A12 Bionic da Apple TV 4k 2021
Chip A12 Bionic da Apple TV 4k 2021

A Apple afirma que a mudança para o chip A12 Bionic com a nova Apple TV 4K permite um suporte a High Frame Rate para HDR e Dolby Vision a 60 fps para uma experiência de visualização mais suave e realista.

O tvOS 14.5 também oferece suporte a High Frame Rate para AirPlay, de modo a que os utilizadores do iPhone 12 Pro possam transmitir vídeos Dolby Vision de 60 fps para a nova Apple TV 4K.

Apple TV 4K (2021) Apple TV 4K (2017)
CPU/GPU A12 Bionic A10X Fusion
Armazenamento 32 ou 64GB 32 ou 64GB

A nova Apple TV 4K também traz melhorias no que toca ao I/O (entrada/saída) e conectividade, contudo, nada de extraordinário.

No que toca a ligações wireless, a nova Apple TV conta com a mais recente norma WiFi 6. Já nas ligações vídeo, a mesma Apple TV também sofreu melhorias passando a suportar HDMI 2.1.

Fora isto, a Apple TV de 2021 apenas ganha no facto de ter suporte para Thread e Dolby Vision com alta taxa de atualização. A tabela seguinte faz um resumo das diferenças de uma forma mais simples e visual.

Apple TV 4K (2021) Apple TV 4K (2017)
HDMI 2.1 2.0a
WiFi WiFi 6 (802.11ax) WiFi 5 (802.11ac)
Bluetooth 5.0
Thread
Gigabit Ethernet
Recetor IR
Novo Siri Remote
High frame rate Dolby Vision/HDR
Dolby Vision/HDR10
Dolby Atmos

Siri Remote

As queixas dos utilizadores durante os últimos anos em relação ao Siri Remote resultaram num comando redesenhado em 2021. Este parece inspirado no iPod e conta com um formato mais retilíneo, indo de encontro ao design do iPhone e iPad.

O novo Siri Remote tem um clickpad – botões em anel – que funcionam super bem para avançar e retroceder nos filmes e séries que vais ver na tua Apple TV. O botão Siri, por sua vez, passou a estar localizado na lateral do comando e o botão power no canto superior direito do mesmo.

A tabela resume e compara as diferenças entre o antigo e o novo Siri Remote.

Apple TV 4K (2021) Apple TV 4K (2017)
Transmissor de IR
CEC Sim, mas sem botão dedicado
Novo clickpad
Bateria recarregável
Bluetooth 5.0 4.0
Conector Lightning
Botões dedicados para Power e Mute
Acelerómetro & Giroscópio

Conclusões: Apple TV 4K 2021 ou 2017?

Claramente esta é a melhor Apple TV alguma vez lançada pela Apple. Contudo, a resposta de qual a melhor opção de compra não é tão simples como preto ou branco.

Se tens uma Apple TV 4K de 2017 e não tens nenhuma necessidade específica pela alta taxa de atualização Dolby Vision ou suporte para Thread – para acessórios HomeKit – então o upgrade para a nova Apple TV 4K tem de ser ponderado. Contudo, se não tens essa necessidade, então poderás simplesmente adquirir o novo Siri Remote, que também é compatível com a Apple TV 4K de 2017, e manter a mesma com um comando melhor.

Por sua vez, se tens uma Apple TV HD e estás a pensar em fazer upgrade ou se não tens nenhuma, esta é sem dúvida a melhor escolha. Para quem não tem nenhuma, pela diferença de preços, a Apple TV HD não compensa de todo. Podes comprar a nova Apple TV 4K aqui.

Este artigo conta com links de afiliado.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.