Se há coisa que as aplicações vieram fazer foi facilitar-nos a vida. É verdade que hoje em dia há apps para absolutamente tudo, e algumas servem simplesmente para diversão. Mas também é verdade que algumas nos ajudam não só a poupar tempo como também a otimizar processos. Continua a ler para conheceres as 5 apps que precisas de instalar para seres mais produtivo.

Freedom

Vamos diretos ao assunto: o que te impede de ser mais produtivo no tempo em que estás (ou deverias estar) efetivamente a trabalhar? As distrações. Freedom surge precisamente para obrigar-te a manter-te focado no que realmente interessa. A aplicação bloqueia tudo o que te possa distrair (aqui serás tu a configurar), desde apps a websites e, portanto, sempre que te der a vontade de abrir o Facebook, o site ou a aplicação simplesmente não vão funcionar.

Forest

Ainda no tema das distrações, a próxima sugestão vai para Forest. A premissa é a mesma da app anterior, mas com um método diferente. Aqui, o teu foco tem um objetivo e se falhares, há "consequências". Ou seja, Forest é uma espécie de jogo, onde a tua missão é fazer uma árvore crescer. Como? Não tocando no iPhone; se o fizeres durante o tempo em que deverias estar a trabalhar a planta morre. Portanto, quanto mais tempo ficares sem tocar no iPhone mais plantas crescem, mais pontos ganhas e consegues desbloquear novas espécies.

Bear

Nesta lista não poderia faltar uma app de notas e aqui sem dúvida que a escolha vai para Bear. Esta é uma aplicação super minimalista, que te permite apontar todas as tuas ideias de uma forma rápida e simples, organizar o texto conforme a importância do mesmo e com o recurso a tags e, ainda, adicionar imagens. A app é gratuita mas possui alguns recursos exclusivos da versão pro (1,49€/mês ou 15,99€/ano) desde a sincronização com outros dispositivos (iPad e Mac), o bloqueio de algumas notas com password, a exportação destas em formatos como PDF, DOCX, HTML e JPG e ainda a possibilidade de alterar os temas de fundo.

IFTTT

Automatizar é o nome do meio desta aplicação. IFTTT significa "If this then that", ou seja "Se isto, então aquilo" e permite ser programada para realizar determinadas tarefas num momento específico. Por exemplo: pode ser definido que ao chegares ao trabalho o iPhone fica em silêncio, ou que as fotos que publicas no Instagram sejam automaticamente guardadas na Dropbox. Há mil e umas possibilidades e, se tiveres uma casa inteligente, consegues fazer todo o tipo de combinações, desde ajustar a temperatura para quando chegas a casa ou abrir todas as persianas a determinada hora.

WRD Scanner

A lista de apps que precisas de instalar para seres mais produtivo termina com WRD Scanner. É uma ferramenta muito boa que te permite apontar o iPhone para uma mancha de texto  - seja um cartaz ou outro produto qualquer, e copiar esse texto para o clipboard. Depois consegues colar onde quiseres, basicamente.