As apps gratuitas são seguras?
Photo by Rob Hampson / Unsplash

As apps gratuitas são seguras?

Escrito por
3 minutos de leitura

Este ano, oito apps gratuitas perigosas foram sinalizadas na Google Play Store por poderem roubar os teus dados bancários e até mesmo contornar a autenticação de dois fatores.

Em 2019, a SuperVPN, uma app gratuita de “privacidade online”, levantou tantos alertas que foi removida da Google Play Store… apenas para voltar para lá mais tarde. Tem muito cuidado com este serviço. Os dados pessoais de milhões dos seus utilizadores foram encontrados à venda, incluindo credenciais, dados do dispositivo, detalhes de pagamento e nomes. Mas este não é um incidente isolado; consulta este artigo sobre as piores apps para a tua segurança.

Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN, deixa o alerta: “descarregar apps gratuitas pode ser tão mau como entregar as suas informações pessoais a hackers”. Mas o quê exatamente torna uma aplicação gratuita perigosa?

O que torna uma app gratuita perigosa?

As apps gratuitas perigosas são criadas por programadores desonestos ou hackers com más intenções. Existem duas maneiras principais para elas chegarem até ti:

Rastreando-te

Se a tua app de edição de fotos gratuita solicita acesso aos teus contactos e localização, é motivo para ficares desconfiado. Os rastreadores são integrados em algumas apps gratuitas para registar os teus movimentos, dando informações sobre:

  • A tua morada
  • Quanto ganhas
  • Onde trabalhas
  • Que ginásio frequentas
  • A que lojas vais
  • Com quem falas e com que frequência o fazes
  • Quem visitas e com que frequência vês essas pessoas

Anunciantes e terceiros pagam muito dinheiro por dados de consumidores como estes, e os hackers que o veem como um alvo encontrarão muitas formas maliciosas de explorar as tuas informações.

Infetando o teu dispositivo

  • O malware e o spyware são mascarados em algumas apps gratuitas para infetar o teu dispositivo. Depois do teu dispositivo estar infetado, o malware pode bloqueá-lo e roubar as tuas fotos, vídeos, informações de pagamento e nome.
  • O spyware pode ser mascarado em algumas aplicações gratuitas para rastrear e gravar as tuas chamadas telefónicas, mensagens e movimentos, assim como invadir a câmara.

Porque algumas apps são gratuitas e algumas pagas?

Se um programador ou empresa oferece uma app gratuita, definitivamente existe alguma forma de ganharem dinheiro com ela. Eles podem fazê-lo de várias maneiras:

  • Anúncios: Quem cria uma app pode ganhar dinheiro usando o Google AdSense para colocar anúncios no UI (user interface). Se alguns milhões de pessoas estiverem a usar essa app, podem ser cobradas taxas mais altas aos anunciantes – mesmo que a app seja gratuita para os utilizadores.
  • Rastreamento: Algumas apps têm rastreadores incorporados que recolhem e partilham os teus dados com empresas de marketing. Os dados dos consumidores são um verdadeiro tesouro para essas empresas e, como tal, elas pagarão um elevado preço por eles.
  • Facilidade: Com uma cobrança única de 25 dólares, os programadores iniciantes (ou hackers) podem facilmente criar uma app e disponibilizá-la na Play Store. E a Google torna muito fácil criar uma conta AdSense para começar a mostrar anúncios numa app. Esta é provavelmente uma das razões pelas quais muitas aplicações perigosas e infetadas são encontradas na Play Store, em comparação com a App Store da Apple.
“Sem anúncios e rastreadores incorporados através dos quais se ganha dinheiro, as empresas confiáveis pedem aos utilizadores para pagar pelos seus serviços ou adicionam uma opção premium”, esclarece o nosso especialista Daniel Markuson.

Como verificar se uma app é segura?

  1. Lê as letras pequeninas. As letras pequenas informam detalhadamente como as tuas informações podem ser rastreadas, recolhidas e armazenadas.
  2. Pesquisa a app no Google. Isto é algo óbvio, mas uma pesquisa rápida vai revelar quaisquer respostas de utilizadores em fóruns que tenham sinalizado a aplicação.
  3. Fica atento ao teu dispositivo. Se uma app gratuita perigosa infetou o teu dispositivo, ele pode começar a alternar entre apps de forma errática, as fontes e as cores podem mudar repentinamente, e o teu telemóvel pode bloquear repetidamente.
  4. Ajusta as Definições de localização e privacidade. As definições do teu telemóvel permitem-te escolher com quais apps partilhas a localização. Se verificares que uma app pede acesso a partes do teu dispositivo de que realmente não precisa, isso pode ser um sinal de alerta.
  5. Apaga a app imediatamente. Se notares que o telemóvel está a agir de forma irregular depois de ter instalado uma app, provavelmente deverás apagá-la. Verifica o nosso guia detalhado sobre como remover malware se achares que foi infetado.

Artigo redigido pela NordVPN

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
André Fonseca / / 1 minuto de leitura

Será este o primeiro unboxing ao novo MacBook Pro M4?

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

Quando será lançado o iOS 18.1? Já há data!

Pedro Henrique Carvalho / / 2 minutos de leitura

Apple - O dia em que lembramos a morte de Steve Jobs

Samuel Pinto / / 2 minutos de leitura

iPhone 17 Pro com um novo botão? Qual será a sua finalidade?