As funcionalidades do iOS 15 que só chegarão depois do iOS 15

As funcionalidades do iOS 15 que só chegarão depois do iOS 15

O iOS 15, apresentado na WWDC 2021, deverá chegar em setembro/outubro. Contudo, nem todas as funcionalidades se irão estrear até depois do iOS 15.1.

João Valente
∙ 3 minutos de leitura

A Apple apresentou o iOS 15 na WWDC 2021 e são muitos os programadores que já estão a testar a primeira versão beta desta sistema operativo. Com o iOS 15 foram apresentadas várias novas funcionalidades que deixaram todos entusiasmados. No entanto, nem tudo são boas notícias.

De há uns anos para cá, a empresa da maçã tem dado a entender que as novidades apresentadas na WWDC são mais como um roadmap do que a empresa tenciona lançar, mais do que todas as novas funcionalidades que vão aparecer na primeira versão do sistema.

Nesse sentido, também se tem tornado comum vermos ainda mais novidades a serem lançadas em pequenas atualizações do iOS, sobretudo com as pequenas atualizações do iOS 14.

Da mesma forma, não deveremos ver algumas das funcionalidades mostradas na WWDC 2021 na primeira versão do iOS, sendo que apenas deverão chegar em atualizações seguintes, a partir do iOS 15.1.

Eis a lista das 5 (cinco) funcionalidades que a Apple não deverá ter prontas para lançar juntamente com o iOS 15 em setembro/outubro de 2021.

Chaves Digitais

iOS 15 - Chaves Digitais na app Carteira Wallter
iOS 15 - Chaves Digitais na app Carteira | Fonte: Apple

Nos últimos anos a Apple tem-se focado em ajudar os consumidores a necessitarem de menos "tralha" possível quando temos de sair de casa, nomeadamente as chaves. Tudo o que são chaves.

Esta jogada da Apple parece um pouco estranho sendo que a empresa anunciou recentemente os AirTags e tendo dado como exemplo, saber a localização das nossas chaves.

No ano passado a gigante de Cupertino introduziu o CarKey, em parceira com a BMW, passando a ser possível abrir o carro apenas com o iPhone ou Apple Watch, graças a uma chave digital que fica guardada na aplicação Carteira (Wallet).

Antes do CarKey, também em casa havia a possibilidade de deixar as chaves arrumadas e abrir as portas utilizando fechaduras inteligentes e a aplicação Casa. Agora, com o iOS 15, as chaves de casa passam também a estar guardadas dentro da aplicação Carteira, como uma chave digital.

Mas não são só as chaves de nossa casa, também as chaves do Hotel podem passar a ser guardadas dentro do nosso iPhone.

IDs Digitais na app Carteira

iOS 15 - IDs Digitais na app Carteira
iOS 15 - IDs Digitais na app Carteira | Fonte: Apple

Ainda dentro da app Carteira, com o iOS 15 vai passar a ser possível guardar a nossa carteira os nossos documentos pessoais: Cartão de Cidadão e Carta de Condução.

Apesar de tudo, a funcionalidade poderá não estar sequer disponível em Portugal quando for lançada.

Funcionalidades CarPlay

iOS 15 - Funcionalidades CarPlay
iOS 15 - Funcionalidades CarPlay | Fonte: Apple

Da carteira para o carro, o CarPlay e os Mapas da Apple são os companheiros de muitos condutores. E é nos Mapas que as novidades deverão atrasar um pouco.

Estes novos Mapas devem chegar depois do iOS 15 juntamente com a possibilidade da Siri anunciar mensagens no CarPlay.

Relatório de Privacidade de Apps

iOS 15 - App Relatório de Privacidade
iOS 15 - Relatório de Privacidade de Apps | Fonte: Apple

Com o iOS 15, as definições do iPhone ganham um novo relatório de privacidade por aplicação, permitindo manter um maior controlo da nossa vida pessoal e privada.

Este relatório permitirá ver informações sobre, quantas vezes determinada aplicação acedeu à nossa localização, câmara or microfone. O relatório deverá ser semelhante ao relatório de privacidade que já se encontra no Safari.

Hide My Email

iOS 15 - iCloud Hide My Email
iOS 15 - iCloud Hide My Email | Fonte: Apple

Parte das subscrições do iCloud+, o Hide My Email (Esconder o Meu E-mail), também só deverá chegar mais tarde através de uma atualização do iOS 15.

Com esta funcionalidade, os utilizadores poderão gerar um e-mail único e aleatório que pode ser utilizado, por exemplo, em compras online ou subscrição de newsletters. Estes e-mails secundários deverão reencaminhar os e-mails recebidos para o e-mail principal e podem ser cancelados a qualquer momento.

Desta forma, empresas não poderão usar o e-mail para fazer tracking dos utilizadores nem vender as informações.

Eis outras publicações que vais adorar ler:
A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.