Atrasos na IA forçam mudanças: Apple troca chefia da Siri

Atrasos na IA forçam mudanças: Apple troca chefia da Siri
Photo by appshunter.io / Unsplash

A Apple decidiu dar uma mexida na liderança da Siri e da sua estratégia de inteligência artificial generativa. Segundo a Bloomberg, Mike Rockwell, o executivo que esteve à frente do desenvolvimento do Vision Pro, vai substituir John Giannandrea como chefe da divisão de IA da empresa.

E porquê esta mudança? Ao que tudo indica, Tim Cook perdeu a confiança em Giannandrea. O CEO da Apple estará bastante insatisfeito com o ritmo lento dos avanços na Apple Intelligence e, consequentemente, com o atraso no lançamento dos upgrades da Siri, que entretanto se soube que só chegarão “no próximo ano”, ao contrário do que foi prometido na passada WWDC.

Num encontro recente, Robby Walker, um dos diretores da Apple, foi direto ao assunto e classificou o estado da IA da empresa como “feio”. Esta parece ser a resposta às preocupações internas.

Com esta mudança, Giannandrea passa a pasta a Rockwell, e Paule Meade, uma executiva ligada ao hardware do Vision Pro, assume agora o comando do headset. A Apple quer acelerar o passo e garantir que não fica para trás na corrida da inteligência artificial, onde concorrentes como Google e OpenAI já estão bem à frente.

Apesar desta despromoção, Giannandrea continuará a trabalhar na gigante de Cupertino. Ele assumirá outras responsabilidades, incluindo pesquisa e desenvolvimento de outras tecnologias relacionadas à IA, juntamente com a robótica.

Agora fica a pergunta: será que esta mudança vai dar frutos?