Se tens um iMac, Mac Pro, MacBook, MacBook Pro ou MacBook Air há grandes possibilidades de que a maioria do teu trabalho gire em torno apenas de e-mails, planilhas de texto e algumas aplicações específicas, mas a verdade é que os Macs trazem recursos “escondidos” que podem potencializar de forma notável a produtividade.

Inspirados em um artigo publicado recentemente pelo iDropNews, vamos listar cinco deles que poderão ajudar-te a agilizar o teu workflow.

Ações rápidas para a Touch Bar


Ações rápidas podem automatizar o fluxo de trabalho deixando a experiencia de uso no Mac ainda mais interessante, e para ativá-las é muito simples. Vai a  > Preferências do Sistema > Extensões e no painel esquerdo clica em Touch Bar.

Após isso, seleciona a caixa próximo a cada ação que desejas incluir na Touch Bar. Clica em Personalizar Control Strip... no canto inferior direito e arrasta o botão de Ações para a parte inferior do ecrã para que este apareça na Touch Bar.

Bloqueio rápido de ecrã

Ecrã de bloqueio do macOS
Ecrã de bloqueio do macOS

Caso necessites deixar o Mac sozinho por alguns minutos, há uma forma rápida de bloqueá-lo; para isto, basta premir Control + Command + Q e o ecrã vai apagar imediatamente.

Vale salientar que este atalho só é compatível em versões mais novas do macOS, como o Catalina. Em versões mais antigas o atalho é Control + Shift + Power ou Control + Shift + Eject (caso o Mac possua um driver óptico).

Atalhos de texto e substituições

Se costumas digitar a mesma frase muitas vezes, é possível criar um atalho no macOS para evitar a escrita repetitiva. Para isso, acede à  > Preferências do Sistema > Teclado > Texto (ou se estiveres numa aplicação, podes ir em Editar > Substituições > Mostrar substituições > Preferências de Texto). No botão “+” é possível escrever o texto que desejas substituir. Por exemplo, ao escreveres "FDS" automaticamente o texto poderá ser substituído por "final de semana" ou algo do tipo.

Acesso rápido ao painel de Emojis

Painel e emojis do macOS
Painel e emojis do macOS

Emojis são uma das formas mais rápidas de comunicação do século, por isso, muitas vezes convém utilizá-los. Eles podem dar um toque final acrescentando entonação a sentenças e até tornando mais interessante as tuas conversas. Para ter acesso rápido ao painel de emojis do macOS, basta premir Control + Command + barra de espaço.

Ícones personalizados para pastas

Utilizar um ícone personalizado pode ajudar-te a identificar o conteúdo de uma pasta sem a necessidade de abri-la, o que acaba poupando alguns segundos no fluxo de trabalho.

Para isso, encontra um ícone utilizando o Google – de preferência em formato PNG com o fundo transparente, ou podes utilizar a ferramenta varinha mágica para selecionar o background e apagá-lo em Editar > Cortar – salva a imagem no teu Mac e abre-o no Pré-visualização.

Após isso, prime Command + C para copiá-la, seleciona a pasta que desejas alterar o ícone e com um clique secundário, acede à opção Informações. Seleciona o ícone da pasta e prime Command + V, e pronto, terás a tua pasta personalizada.