Como carregar o teu iPhone mais rapidamente

Como carregar o teu iPhone mais rapidamente

Pouco tempo para carregar o teu iPhone e precisas de carregar o máximo que possas? Conhece as nossas dicas.

Joana Cabral
∙ 4 minutos de leitura

Muitas vezes, só quando estás prestes a sair de casa é que notas que não tens bateria, sobrando-te meros minutos para o carregar. Se, em muitas situações, poderás carregar no carro, ou emprego, ou outro local, há muitas outras em que sabes que não terás uma tomada por perto, ou não te será de todo possível ligar o teu telemóvel à corrente.

Isto faz com que esses minutos preciosos sejam fundamentais para obter a maior percentagem de bateria de volta. Confere aqui os nossos conselhos.

1. Atualiza o teu carregador e cabo

Desde 2017 que os equipamentos Apple possuem carregamento rápido, compatível com acessórios originais, bem como de terceiros.

Qualquer carregador com potência alta o suficiente ou compatível com USB PD irá carregar o teu iPhone em modo carregamento rápido. Para tal, precisas de um cabo Lighting – USB-C. Em 30 minutos, conseguirás carregar cerca de 50% da tua bateria – falam que será 2,5 vezes mais rápido.

Há muitos carregadores que podes considerar, mas os que normalmente encontrarás serão de 30W-60W por porta. Lembra-te sempre antes de comprar se é o poder total ou poder por porta. Neste caso, um carregador com duas portas com 30W não interessará, visto que estão frequentemente divididos pelas duas portas: uma com 12W e outra com 18W.

2. Desliga o teu iPhone

Sim, parece óbvia, mas ao mesmo tempo, não tão simples de alcançar. Se estás à espera de uma chamada, a responder a um email, a tirar uma nota,... Há imensas situações que dificultam desligar o teu dispositivo, especialmente se tens um horário atribulado.

No entanto, é de frisar que sim, o teu iPhone vai carregar mais rapidamente quando desligado, uma vez que não tem que acompanhar todas as aplicações a correr. Aproveita para o deixar carregar desligado enquanto acabas algum documento ou outra atividade no teu computador, para não sentires tanto a falta.

3. Coloca o teu iPhone em Modo Avião

Se apesar de tudo, desligar não é opção, o Modo Avião poderá ajudar-te. A conexão a dados do iPhone é das que mais drenam a sua bateria – ele está sempre à procura da torre mais próxima, através de ondas rádio emitidas pelo mesmo para saber qual é a que terá melhor sinal.

Se estás num sítio com poucas torres de comunicações móveis, a tarefa ainda é dificultada, exigindo mais energia dos nossos dispositivos a ter de emitir sinais mais intensos para chegar a estas.

O Modo Avião alivia o teu iPhone desta procura incessante, como limita a sua conexão sem fios. O tempo total de carregamento é aliviado em alguns minutos que, somados, quando há falta de tempo, podem ser preciosos.

Não te esqueças que o Modo Avião poderá ser ativado a partir do Central de Controlo, no canto superior direito do teu iPhone, ou a partir de baixo nos iPhone com botão Home. É só clicar no ícone com um avião para ativar e desativar.

Modo de avião ativado no iOS
Modo de avião ativado no iOS

4. Liga o Modo de Poupança de Energia

Pela mesma ordem de ideias aplicada no Modo Avião, este modo limita as ações efetuadas pelo teu iPhone, pausando tarefas ou reduzindo-as apenas. Certos efeitos visuais, downloads automáticos, procura de emails, uso de 5G, são algumas das funções que ficam limitadas com o Modo de Poupança de Energia ativado.

Abre as Definições > Bateria > Modo de Poupança de Energia e clica no primeiro botão que aparece para ativar.

Modo de baixo consumo ativado no iPhone 12 Pro
Modo de baixo consumo ativado no iPhone 12 Pro

5. Mantém o teu iPhone frio

Só com temperaturas frias, longe do sol, e do próprio calor gerado pelo dispositivo, é que o iPhone vai operar a níveis ótimos para carregar da melhor forma.

Tenta não ter o teu dispositivo ao pé de luz direta do sol ou em cima de alguma superfície quente. Não utilizes aplicações que possam levar a picos de temperatura: muitos jogos são conhecidos por aquecerem os iPhone em demasia, por isso, tenta não os usar enquanto que o teu dispositivo carrega.

Se, mesmo assim, dás conta que o teu iPhone aquece mais do que devia, poderás pensar em tirar a capa protetora durante o carregamento, apesar de não acontecer na maioria das capas à venda.

6. Não utilizes os carregadores wireless!

São extremamente convenientes, mas pouco eficientes. Fica longe destes se precisas de um carregamento rápido. Ainda não conseguem substiuir os cabos em rapidez.

Se reparares, os carregadores MagSafe da Apple carregam na ordem dos 15W, o que faz um bom contraste com os 20W que se consegue utilizando o cabo! Enquanto que sem fios demorarás 2 horas e 36 minutos a carregar um iPhone 12 Pro, por cabo esse tempo é encurtado para 1 hora e 45 minutos.

Nada contra utilizares Wireless: evita apenas quando tens falta de tempo.

7. Tem um plano B

Se tiveres outra opção de carregamento, não precisas de estar a carregar rapidamente sobre pressão, o que também é sempre uma vantagem.

Aumenta as tuas hipóteses de carregamento! Acrescenta carregadores no teu carro, escritório, mochila, cacifo de ginásio, etc. Uma powerbank pode ser essencial se pensas em realizar muitas atividades no exterior.

Estas dicas, conjugadas, ajudar-te-ão a ultrapassar crises de falta de energia. No entanto, se mesmo assim sentires muitas vezes esta situação, considera ver o estado da tua bateria, uma vez que poderá estar a deteriorar-se.

Nesse caso, visita um Centro de Assitência Autorizado Apple, como a Ponto Sagres. Podes até usufruir do serviço iOS Repair que permite reparações qualificadas à distância.

Conheces alguma dica extra? Partilha connosco na secção de comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.