Como limpar a porta de carregamento do teu iPhone

Como limpar a porta de carregamento do teu iPhone

O teu iPhone não está a carregar? A porta de entrada do carregador pode estar obstruída. Atenta neste artigo para saberes como podes limpá-la com utensílios domésticos básicos.

Ricardo Crespo
∙ 4 minutos de leitura

Existem vários motivos pelos quais o teu iPhone pode estar a ter problemas com o carregamento, desde um cabo com defeito, necessidade de restaurar o software ou até mesmo necessidade de substituir a porta de carregamento. No entanto, às vezes, o único problema com a porta de carregamento é que ela está muito suja.

A porta de carregamento do teu iPhone tende a funcionar muito bem. Mas eventualmente, com o passar do tempo, essa mesma porta pode ficar entupida, bloqueada por areias, pó e sujidade em geral, proveniente das nossas calças e bolsas, comprometendo o alinhamento correto e entre os pinos do cabo e da propria entrada e, por sua vez, reduzindo ou mesmo impossibilitando a sua capacidade de carregamento.

Porta de carregamento do iPhone
Porta de carregamento do iPhone

Normalmente, após um tempo de uso, é normal que as entradas do teu iPhone comecem a acumular resíduos. Na maioria das vezes, isso passará despercebido até que comece a causar problemas significativos.

E é nestas horas que pode bater um desespero, mas tem calma. Geralmente, é fácil limpar a porta de entrada do carregador e fazer com que as coisas voltem a ser como eram antes.


Materiais necessários

Podes pensar que uma injeção rápida de ar comprimido resolverá o problema. Talvez, especialmente se tiveres apenas uma pequena quantidade de poeira na tua porta de carregamento, mas às vezes, de tanto enfiar o cabo Lightning na porta a sujidade fica tão amassada que um jato de ar simplesmente não a remove. Para além de que a Apple não recomenda utilizar ar comprimido para limpar o iPhone, portanto vamos evitar isso.

Felizmente, as coisas de que tu precisas para limpar a porta de carregamento do teu iPhone podem ser encontradas espalhadas pela tua casa.

  • Lanterna: vais precisar de uma iluminação muito boa para ver se limpaste a porta bem o suficiente. Mesmo com uma lanterna, ainda é difícil ver aquele orifício minúsculo, mas ajuda. Podes também utilizar o flash de um telemóvel.
  • Palitos: Esta será a tua principal ferramenta de limpeza. Algumas pessoas utilizam um clip de papel ou um alfinete. No entanto, não é aconselhável utilizar algo tão duro ou pontiagudo na porta de carregamento, uma vez que existem pequenos pinos eletrónicos aí e não vais querer arranhá-los ou danificá-los de qualquer forma, nem vais querer fazer contacto entre eles e causar graves problemas no teu iPhone. Um palito, para além de não ser condutor elétrico, é mais maleável e, portanto, menos provável de causar danos. Idealmente, podes utilizar palitos com pontas arredondadas para teres a certeza que nada se estragará.
  • Algodão (opcional): Não é uma má ideia ter um pouquinho de algodão na ponta do palito para ajudar a amortecer o processo de limpeza. No entanto, lembra-te de que poderás precisar de raspar repetidamente essa porta, e muito algodão não ajudará em nada nesse caso.
  • Paciência: Se tiveres sorte, irás conseguir remover toda a areia, pó e sujidade da porta de carregamento do teu iPhone com apenas alguns toques rápidos. Mas, se já estiveres no ponto onde o teu iPhone não está a carregar corretamente, provavelmente este está muito danificado e vais ter que gastar algum tempo a limpá-lo.

Como limpar a porta de carregamento do iPhone

À primeira vista, podes não conseguir ver a sujidade acumulada na porta do teu iPhone. Mesmo com uma lanterna, pode ser difícil observar para dentro deste pequeno orifício. A ideia é ir raspando levemente até que consigas remover um pouco de sujidade. As coisas ficam mais fáceis a partir de aí.

Nota: Presta especial atenção quando limpas junto dos pinos de carregamento para não os danificares acidentalmente. Caso aconteça, poderás ter de substituir a entrada Lightning por completo.

  1. Desliga o iPhone;
  2. Se estiveres a utilizar algodão, coloca um palito no algodão e torce até que ele pegue e comece a enrolar em volta do palito (usa apenas uma pequena quantidade);
  1. Segurando o iPhone com a parte traseira voltada para cima, coloca o palito dentro da porta de carregamento;
    Raspa a parede interior da porta. Isto vai exigir alguma persistência.
  2. Continua a fazer isso até que os detritos se comecem a soltar e começares a ver um pouco de sujidade a sair com o palito. Às vezes, pode ser necessário raspar com cuidado as laterais da porta também. Alguns detritos podem-se alojar atrás das âncoras de mola. Tem cuidado para não danificares as âncoras.

Pode ser necessário soprar entre as raspagens para retirar alguma sujidade e detritos soltos do caminho.

Quando achares que limpaste a porta, liga o iPhone ao cabo de carregamento novamente e vê se funcionou. Caso contrário, repete as etapas acima até que funcione ou até entenderes que o problema não é apenas uma porta suja. Neste caso, aconselhamos-te a contactar um Centro de Assistência Autorizado da Apple, como a Ponto Sagres.


Mantém o teu iPhone limpo

Para manter o teu iPhone em boa forma e evitar problemas, aconselhamos a que regularmente prestes atenção a estes sinais e vás tendo uma higienização do mesmo.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.