O Spotlight, é um sistema de pesquisas da Apple, que está presente nos seus sistemas operativos, nomeadamente, no iOS, iPadOS e macOS. É um recurso que permite aos utilizadores localizarem rapidamente um ficheiro, aplicação, mensagem, e-mail, notas, contactos, eventos, músicas e muito mais em uma pesquisa única e centralizada. Podes aceder ao Spotlight através de qualquer ecrã inicial do iPhone ou iPad. Para isso, desliza o dedo do centro do ecrã em direção à parte inferior. O campo de buscas do Spotlight aparecerá juntamente com o teclado e basta digitares o que estás à procura para que os resultados sejam exibidos em tempo real. É possível também personalizar a busca, podes adicionar ou excluir categorias e alterar a ordem em que elas são exibidas nos resultados.

O Spotlight já existe há algum tempo, mas foi melhorado no iOS 9. Agora é possível pesquisar conteúdo de todos as aplicações no teu dispositivo, não apenas nas próprias aplicações da Apple. A partir do iOS 9, o Spotlight passou a oferecer sugestões de conteúdo e apps recentes que talvez queiras usar. Isso faz parte do plano da Apple de transformar a Siri numa assistente ao estilo do Google Now ou Cortana que fornece informações mesmo antes de tu perguntares.

No Spotlight, verás recomendações de contactos que talvez queiras contactar no momento e aplicações que talvez queiras usar. A Siri usa fatores como a hora do dia e a tua localização para te dar as sugestões.

Também verás links rápidos para localizar locais potencialmente úteis nas proximidades - por exemplo, Jantar, Bares, Compras e postos de abastecimento.

Basta tocares no campo de pesquisa na parte superior do ecrã e começar a digitar para pesquisar ou tocar no ícone do microfone e começar a falar para pesquisar com a tua voz.

Até cálculos rápidos podes fazer diretamente no Spotligh sem ser necessário abrires a app da Calculadora.

Existem inúmeras outras funcionalidades que poderás usufruir no Spotlight, mas que depois de leres estas pequenas dicas certamente que vais explorar um pouco mais e perceber o seu real potencial.