Como utilizar um botão principal virtual com o AssistiveTouch

Como utilizar um botão principal virtual com o AssistiveTouch

Hoje vou mostrar-te um recurso de acessibilidade do iPhone - o AssistiveTouch, que te permite criar um botão principal virtual, e muito mais.

Ricardo Crespo
∙ 6 minutos de leitura

Quer o teu botão avarie, quer ele seja inexistente – no caso do iPhone X e posterior –, e sintas falta do botão principal do teu iPhone, podes utilizar o AssistiveTouch para desbloquear um botão principal virtual.

Apesar da mudança de design icónica do iPhone 8 para o X, há quem sinta falta do botão principal. A falta de durabilidade do botão e as falhas contínuas levaram, em parte, à sua remoção nas gerações posteriores. No entanto, antes de ser removido, esta fraqueza, juntamente com questões gerais de acessibilidade, resultou no desenvolvimento de uma tecnologia, o AssistiveTouch.

AssistiveTouch

O AssistiveTouch funciona como uma ferramenta de atalho, que ajuda a melhorar a utilização do iPhone, se houver dificuldade em tocar no ecrã ou a carregar em botões.

Como o botão principal atuou como um aspecto vital para a funcionalidade do iPhone – ele abre o ecrã principal, ativa a Siri, transita e fecha aplicações e muito mais – se o botão principal físico não estiver a funcionar, podes utilizar o AssistiveTouch como um botão principal virtual.

Como ativar o AssistiveTouch

Com um toque no ecrã, o AssistiveTouch permite que acedas aos teus recursos e ferramentas favoritas do iPhone sem utilizar botões.

  1. Abre as Definições;
  2. Vai a Acessibilidade -> Toque -> AssistiveTouch;
  3. Ativa AssistiveTouch.

Utilizar o menu principal do AssistiveTouch

Agora que já ativaste o AssistiveTouch, dependendo do modelo do teu iPhone, irá aparecer no ecrã um círculo ou um quadrado preto com círculos gradiantes brancos.

Ao tocares neste novo "widget", o menu principal do AssistiveTouch abrir-se-á. Dentro deste menu irás encontrar várias ações e configurações do iPhone para um acesso fácil e eficiente. Para tal só tens que fazer os seguintes passos:

  1. Clica no círculo branco;
  2. Clica num ícone para realizar uma ação.

Por definição o iPhone apresenta no menu as seguintes ações:

  • Clica em Dispositivo para realizar ações no iPhone como 'Bloquear ecrã', 'Rodar ecrã', 'Aumentar volume', 'Diminuir volume', 'Tirar o som', etc.;
  • Clica em Personalizar para personalizar ações e gestos como 'Juntar os dedos e rodar', 'Premir e arrastar', 'Dois toques' e 'Pressão longa';
  • Podes também abrir a 'Central de notificações', 'Central de controlo' e ativar a Siri;
  • E claro, clicar no botão principal para utilizar o botão principal virtual.

Podes mover o widget deslizando o mesmo no ecrã com o dedo. Ele dirigir-se-á automaticamente para a borda mais próxima do ecrã do iPhone.


Configurar e repor os ícones do menu do AssistiveTouch

Como já referi, ao ativar o AssistiveTouch pela primeira vez, o menu principal aparecerá com as opções definidas de fábrica, sendo elas Dispositivo, Personalizar, Central de notificações, Central de controlo e Siri.

Mas estes ícones podem ser facilmente alterados e colocados a teu gosto. Vê como definir os teus ícones preferidos no menu principal do AssistiveTouch:

  1. Abre as Definições;
  2. Vai a Acessibilidade -> Toque -> AssistiveTouch -> Personalizar o menu principal;
  3. Adiciona ou remove entre um a oito ícones a teu gosto com os botões + e -;
  4. Clica num ícone para alterar a sua função;
  5. Para repor o menu para as definições de fábrica, clica em Repor na parte inferior do ecrã.

Alterar a visibilidade do widget AssistiveTouch

Enquanto estás a utilizar o iPhone, pode ser um bocado irritante ter um quadrado ou um círculo preto a bloquear constantemente a tua visão. Apesar de poderes mover o widget AssistiveTouch com o dedo pelo ecrã, ele vai sempre ficar visível em algum lugar.

A melhor alternativa para minimizar a perturbação deste widget é ajustar a sua transparência. Para tal, basta ajustar a opacidade inativa, seguindo estes passos:


Personalizar as ações do menu principal do AssistiveTouch

Como todos se devem lembrar, vários toques no botão principal permitem diferentes ações do sistema. As ações personalizadas mais comuns como o Duplo toque, podem ser atribuídas a diferentes ações. Um duplo toque no ecrã principal é como tu normalmente alternarias entre aplicações abertas, mas isso pode ser facilmente alterado.

As ações personalizadas Duplo toque e Pressão longa também podem ser utilizadas no AssistiveTouch. Vê as instruções abaixo para definires as tuas ações personalizadas preferidas no AssistiveTouch:

  1. Abre as Definições;
  2. Vai a Acessibilidade -> Toque -> AssistiveTouch -> Um toque;
  3. Seleciona a ação personalizada pretendida;
  4. Seleciona Duplo toque. Seleciona a ação personalizada e o tempo limite do toque duplo para definir o período de tempo entre os toques de dedo;
  5. Seleciona Pressão longa. Seleciona a ação personalizada e a duração do toque longo para definir por quanto tempo deves pressionar o botão AssistiveTouch.

Criar os teus próprios gestos personalizados AssistiveTouch

Usar as opções Duplo toque e Pressão longa são exemplos de como utilizar os gestos pré-programados da Apple. Já os gestos personalizados são uma excelente opção para quem adora atalhos pois permitem que concluas ações no iPhone com o mínimo de movimento. Aqui está um guia de como criar os teus próprios gestos personalizados:

  1. Acede às Definições;
  2. Vai a Acessibilidade -> Toque -> AssistiveTouch;
  3. Vai a Gestos Personalizados -> Criar novo gesto;
  4. Usa um a cinco dedos para desenhar um gesto;
  5. Clica em Guardar e dá um nome ao teu novo gesto.

Podes agora colocar o teu gesto personalizado no menu principal do AssistiveTouch, basta ires a: Personalizar o meu menu principal -> Descer até gestos personalizados -> e selecionar o gesto pretendido.


Utilizar um gesto personalizado

Uma vez criado e adicionado com êxito ao menu principal do AssistiveTouch, vê como podes utilizá-lo:

  1. Abre o menu principal do AssistiveTouch;
  2. Seleciona o gesto pré-definido;
  3. Aparecerão entre um e cinco círculos translúcidos. Isso depende de quantos dedos foram usados ao criar o gesto;
  4. Clica ou arrasta qualquer um dos círculos para recriar o teu gesto.

Recursos úteis do iPhone

O iPhone é um dos smartphones mais fáceis de usar no mercado, com uma infinidade de opções de acessibilidade para todos. As Definições do iPhone estão repletas de opções incrivéis que podem melhorar muito a experiência do utilizador, com alguns recrusos ocultos como é o caso do AssistiveTouch.

Claro é que, em caso de avaria do botão principal do teu iPhone, podes dirigir-te a um Centro de Assistência Autorizado Apple, como é o caso da Ponto Sagres. Neste caso poderás até recorrer ao serviço iOS Repair, e usufruir de uma reparação à distância, sem teres de te deslocar até ao local de assistência.

Esperamos que este artigo te tenha sido útil, o AssistiveTouch é um excelente recurso para prolongar a vida do teu iPhone e melhorar a tua utilização.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.