Os novos sistemas operativos da Apple estão nas bocas do mundo, contudo como utilizador do iPadOS 14 sinto-me um pouco desiludido.

Com toda a certeza não sou o único, e não podermos trabalhar os widgets da mesma forma que fazemos no iOS 14, é de certa forma uma “facada” para os utilizadores de iPad.

Pior ainda que as desilusões não ficaram por aqui e a App Library que automaticamente organiza as aplicações também não chega ao iPad.

É certo estamos ainda em tempo de versões beta, porém não é de prever que até à versão final hajam alterações neste sentido.

Por isso, o designer Parker Ortolani idealizou algumas alterações já a pensar o que poderíamos ver no futuro iPadOS 15.

Na publicação via Twitter, Ortolani centrou-se em embelezar a experiência do utilizador do iPad, e se querem saber eu gostei do que vi.

Então, no que toca aos widgets, este conceito não só vai buscar a inspiração ao iOS 14, permitindo que estes sejam distribuídos por qualquer lado do ecrã principal, como também idealiza a criação de uma bandeja de widgets. Esta solução permitiria ter acesso a estes, mesmo quando estamos a correr uma outra aplicação.

Falando da App Library, apresentada para o iOS 14 com pompa e circunstância na WWDC 2020, Parker Ortolani, para além de todos os benefícios já conhecidos desenhou no “seu” iOS 15 a App Library com uma Dock na parte de baixo do ecrã.

O designer americano foi mais longe e idealizou o Pro Menu, com um swipe down da zona do relógio temos acesso a um menu onde podemos gerir notificações, definições ou por exemplo reiniciar o iPad.

Podem ver mais pormenores deste exercício de design aqui.

Por fim, e partilhada a minha desilusão com o iPadOS 14 até ao momento, resta-nos aguardar por melhorias em futuras atualizações.