Conceito: E se a Apple criasse uma aplicação única para os acessórios?

Conceito: E se a Apple criasse uma aplicação única para os acessórios?

A Apple está dedicada à área de acessórios inteligentes. No entanto, o que ainda não possui é uma aplicação a unificar. Este conceito traz a solução.

Joana Cabral
∙ 3 minutos de leitura

Mais do que nunca, a Apple está a dedicar-se fortemente à área de acessórios inteligentes. Estes não trabalham apenas com os teus dispositivos Apple: acabam também por exigir que tenhas já um previamente.

No entanto, o que a empresa da Maçã ainda não possui é uma aplicação onde as preferências de todos estes novos acessórios estejam concentradas. Apesar do Apple Watch possuir a sua própria aplicação, só consegues aceder a definições relacionadas com os AirPods no separador dedicado ao Bluetooth, e se falamos em muitos outros periféricos, terás que passar mais algum tempo a procurar nas Definições.

Como seria criar uma aplicação, com estilo e funções semelhantes à Watch, com compatibilidade com AirPods, HomePod, Beats, e outros periféricos do Apple Music? Como seria unificar todos os acessórios numa só aplicação para conseguir alterar preferências rapidamente? Foi esse pensamento que o 9to5Mac aplicou no conceito que apresentaram, tentando colmatar este "vazio" que ainda existe no universo de aplicações oferecidas pela Apple.

Vista principal dos acessórios e widgets no ecrã principal

Além do design inspirado na aplicação dedicada ao Apple Watch, podemos ver também uma integração do widget já existente dedicado à bateria, mas com uma pequena adaptação: poderias criar um para acessórios individuais, não só para consultar o nível de bateria, mas também o estado da conexão e fotos dos produtos, em vez dos ícones.

Enquanto o Apple Watch e os AirPods te oferecem um ecrã de emparelhamento próprio quando os colocas ao lado do teu iPhone, não é algo que consigas ver com outros produtos. Como tal, também seria benéfica a adição de uma página com todos os acessórios compatíveis.

Seleciona um acessório Apple para emparelhar

Ecrãs de Emparelhamento Adaptativos

Porque não um ecrã baseado no dispositivo que estás prestes a conectar ao teu iPhone? A aplicação poderia estar pronta para te guiar pela primeira ligação ao dispositivo, ou até oferecer-te métodos alternativos.

O ecrã de emparelhamento adapta-se ao tipo de acessório

Sincronização das definições dos periféricos

Encontras, na tua iCloud, sincronizados em todos os teus dispositivos, os acessórios Apple conectados via Bluetooth. Com a apresentação de uma aplicação assim, poderias controlar as definições de muitos outros acessórios em qualquer dispositivo que preferisses.

Quão bom seria, no teu iPad, poderes ver e alterar as preferências de um Magic Keyboard que sincronizaste no teu iMac? Pensando ainda mais longe, e se conseguisses facilmente alternar entre dispositivos utilizando o mesmo acessório, como já estamos habituados com os AirPods?

Considerando até acessórios como a Apple Pencil, que conecta com o iPad fisicamente: apesar de ser um acessório utilizado apenas num dispositivo, beneficiaria imensamente em ter as suas definições rapidamente acessíveis a partir de uma aplicação.

Periféricos da gama Magic e auscultadores Beats no iPad Pro

Sabemos que a Apple não parou por aqui na introdução de acessórios inteligentes. Já pensaste no potencial das AirTags numa aplicação desenhada assim? Poderias personalizar estas na aplicação de Acessórios, e depois encontrá-las facilmente a nível da app Encontrar. O mesmo poderia acontecer com o HomePod e o novo HomePod mini: apesar de ter os controlos na Home, conseguirias aceder às preferências destes nesta aplicação hipotética.

Achas que teria utilidade para ti? Dá-nos a tua opinião nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.