Nos dias que correm vemos cada vez mais empresas a explorar a categoria dos smartphones foldable (ou dobráveis), como a Samsung ou a Huawei. Enquanto a Apple não nos chega com um iPhone neste formato, ficamo-nos pelos conceitos que exploram como a empresa da maçã poderá entrar neste mercado.

O conceito partilhado pelo canal ConceptsiPhone apresenta-nos um iPhone dobrável semelhante ao rival Samsung Galaxy Z Flip. Na proposta feita, vemos um iPhone com três câmaras e sensor LiDAR, ecrã dobrável no formato "concha" e o desaparecimento do notch.

Este iPhone caracteriza-se não só pelo ecrã dobrável no interior mas também pela existência de um ecrã exterior que permite ver ter acessos rápidos às funcionalidades mais comuns, entre as quais deverá estar a consulta de notificações.

No interior vemos um ecrã que dobra horizontalmente e aquilo que mais se nota é a substituição do notch por uma câmara pequena embutida, muito semelhante à estratégia abordada pela maioria dos smartphones Android. Fica a dúvida se a Apple conseguiria manter a funcionalidade numa câmara tão pequena, ou se pelo contrário, abordaria o regresso do Touch ID na lateral do iPhone.

Fica com o vídeo do conceito deste iPhone dobrável.

Enquanto permanece ainda a incógnita se a Apple vai avançar ou não com o lançamento de um iPhone dobrável, sabe-se que tem explorado esta opção, recebendo inclusive protótipos de ecrãs dobráveis de outras empresas e registando inclusivé algumas patentes com soluções foldable. Por outro lado, vemos uma grande aposta da indústria no que toca a este formato de smartphones, entre os quais se encontram já 2 modelos da Samsung a chegar aos consumidores, o Galaxy Z Flip e o Galaxy Z Fold, ambos na sua segunda geração.

Ansioso por um iPhone dobrável? Como descreverias o iPhone ideal? Partilha connosco na secção de comentários.