O design icónico dos produtos da Apple conquistou muitos fãs ao redor do mundo desde o final da década de 90, com a chegada do iMac G3 em cores bastante chamativas.

Não é à toa que a marca possui tantos admiradores, até mesmo sendo referência para muitas outras fabricantes em termos de design – isso é notável especialmente se pegamos o iPhone como um exemplo.

O iMac possui o mesmo visual desde 2012 mas, ainda assim, inspira novas criações

Em relação ao iMac, o all-in-one da marca não ganha uma mudança notável no visual há quase uma década, mas nem por isso deixa de inspirar criações interessantes.

Uma delas fica por conta do "Menor iMac do Mundo", que foi criado pelo engenheiro e designer Michael Pick. Ele publicou um vídeo no YouTube demonstrando todo o processo de criação, desde o início até a conclusão. Assiste-o a seguir:

O corpo do iMac miniatura foi feito por uma impressora 3D e no seu interior pode ser encontrado um Raspberry Pi. No vídeo, Pick até mesmo mostra que a sua criação é capaz de rodar Minecraft no minúsculo ecrã de 7 polegadas.

Outra limitação óbvia é que, devido ao tamanho diminuto, a máquina só foi capaz de comportar uma porta USB 2.0 e uma 3.0 mas, pelo menos, não deixou de fora o Wi-Fi nem o Bluetooth.

Este iMac especial, infelizmente, não roda o macOS. Nele foi instalado o sistema operativo Twister OS, uma disto de Linux que pode ser customizada para um visual semelhante à plataforma dos computadores da maçã.

Para quem gosta de projetos deste tipo, é uma boa ideia ficar de olho no canal do engenheiro, tendo em conta que ele se comprometeu em construir outros mini computadores e partilhar a experiência com o mundo.