O AirDrop é um recurso do ecossistema da Apple que permite a partilha de diverso tipo de conteúdo entre dispositivos da marca da Maçã.

A ideia é tão boa e o funcionamento tão exemplar que inclusivamente a Google está a tentar estabelecer um sistema semelhante nos dispositivos Android, conforme aqui noticiámos.
Como acontece diversas vezes neste tipo de recursos, existem funcionalidades que por vezes, apenas por desconhecimento não as utilizamos.

Como tal o AirDrop é uma ferramenta que permite muito mais do que simplesmente enviar uma foto a um amigo. Relembro que a partilha via AirDrop só é possível entre dispositivos Apple que se encontrem próximos.

Para isso reuni algumas dicas para tirares mais proveito do AirDrop.

Ativar o AirDrop

Antes de mais importa que saibas como podes ativar ou desativar o AirDrop para poderes receber, ou não, conteúdo de outros dispositivos.
Para isso, no iPhone ou iPad, vai a Definições > Geral > AirDrop. Aqui terás três opções Receção desativada, Só contactos, e Todos.

A primeira opção desabilita a receção de qualquer conteúdo via AirDrop, contudo permite enviar. A segunda é a mais aconselhada, permite a receção de conteúdo da tua lista de contactos ou de outros dispositivos com o teu Apple ID, limitando assim a origem a um grupo mais restrito e, à partida, confiável. Por fim, a opção Todos habilita a receção a todos que queiram enviar algo, conhecidos ou não, o que por vezes pode ser um incómodo.

Como alternativa podes gerir estas informações a partir da Central de controlo, basta para isso pressionar e segurar o botão das redes (o mesmo que usas para ligar uma rede Wi-Fi) e seguidamente efetuar o mesmo procedimento no botão do AirDrop.

Já no Mac tens que aceder ao Finder e na barra lateral selecionar AirDrop, as opções são as mesmas já descritas acima.

Partilhar um website a partir do browser

É uma funcionalidade bastante prática quando por vezes pretendemos enviar a ligação de um website para um amigo, por exemplo.
No iOS ou iPadOS, depois de localizada a página web que queremos partilhar, basta procurar o habitual símbolo de partilha dos dispositivos Apple e carregando no ícone do AirDrop escolher qual o contacto de destino.
Agora já podes mais facilmente partilhar o iFeed.pt com os teus amigos.

Partilha de Palavras-passe entre dispositivos

Na verdade esta é uma funcionalidade passiva, ou seja, basta ter o AirDrop ativado para que esta surta efeito. Para além disso, os dispositivos em questão têm de estar configurados com o mesmo Apple ID. Quando é introduzida uma palavra-passe de uma rede Wi-Fi num dos dispositivos, de forma automática ela é partilhada com os restantes.

Partilhar aplicações

Tens uma app muito fixe, ou um jogo que te está a viciar e queres partilhá-lo com um amigo? É tão fácil com o AirDrop, basta pressionar e segurar o ícone da app até surgir o menu pop-up. Depois seleciona Partilhar aplicação, e na janela seguinte, no ícone do AirDrop escolhe o contacto com o qual desejas partilhar a aplicação. Simples e prático.

Que tal um atalho para o AirDrop na Dock do teu Mac?

Para quem usa habitualmente o Mac é quase obrigatório o uso do AirDrop para trocar todo o tipo de ficheiros com o iPhone, por exemplo.
Para isso muitas vezes dá jeito ter o AirDrop ali na Dock, à mão de semear. Experimenta então abrir o Finder, depois na barra do topo vai a Ir > Ir para a pasta. Na janela que vai aparecer, onde diz “Digite um caminho”, cola o seguinte :
/Sistema/Biblioteca/CoreServices/Finder.app/Contents/Applications/
Posteriormente aperta “Ir” e abrir-se-á a pasta onde está alojado o AirDrop. Clica em cima do respetivo ícone e arrasta-o para a posição que desejares na Dock.

Agora aproveita e desfruta de um dos melhores recursos do ecossistema da gigante de Cupertino.

Importa ainda referir que estas dicas foram testadas e estão funcionais com o iOS 14 e o macOS Catalina, outras versões de sistemas operativos podem ter algumas diferenças ou até alguma das dicas acima não disponíveis.