Dicas para quando o iPhone aquece demasiado

Dicas para quando o iPhone aquece demasiado

Em certas situações a parte traseira do iPhone está mais quente do que devia, chegando mesmo a parecer que vai queimar as tuas mãos. Sabe aqui como resolver!

André Morais
∙ 4 minutos de leitura

O iPhone é conhecido tanto pela sua performance exímia como pela sua capacidade de gestão de RAM que é inigualável até aos dias de hoje. Podes ter múltiplas aplicações abertas em segundo plano sem ter problemas de desempenho.

Contudo, como é normal em qualquer smartphone, a sua temperatura pode subir com um uso relativamente exigente, e raramente para níveis extremos.

Em certas situações a parte traseira do iPhone está mais quente do que devia, chegando mesmo a parecer que vai queimar as tuas mãos. Se isto te está a acontecer não penses já em trocar o teu iPhone, pois pode haver solução para este problema. É necessário averiguar várias causas possíveis que nós, utilizadores comuns, temos capacidade para resolver.

CPU está a ser 100% usado constantemente

O processador (CPU) do teu iPhone é equiparado a um motor de um carro, na medida em que, quando abres um jogo ou uma aplicação que exige mais poder de processamento, é como se estivesses a acelerar o teu carro, gastando assim mais combustível e aquecendo o motor.

Geralmente, o sobreaquecimento do iPhone está associado a um problema de software. Em certos casos, como após o contacto com líquidos, o sobreaquecimento pode estar associado a um problema de hardware.

Em alguns casos o iPhone sobreaquece quando dentro do bolso sem qualquer motivo aparente. Nesta situação, alguma aplicação pode estar a usar 100% do processador sem qualquer motivo e, por conseguinte, a causar o sobreaquecimento desnecessário do equipamento. Cabe-te a ti descobrir e fechar essa aplicação.

Vou agora sugerir algumas soluções relativamente simples que te podem ajudar a resolver este problema entediante.

1- Fecha todas as aplicações em segundo plano.

Com o gestão incrível de RAM do iPhone, muitos utilizadores esquecem-se de fechar as aplicações que estão a ser executadas em segundo plano. Para diminuir a carga de processamento e eliminar uma das possíveis causas, fecha todas as aplicações em segundo plano.

2- Atenta nas aplicações que estão a crashar.

Por incrível que pareça, às vezes aquela aplicação específica que tu instalaste e que está a crashar pode ser a causa do sobreaquecimento do teu iPhone. Tenta lembrar-te da última vez que o iPhone estava perfeitamente funcional e em que momento começou a sobreaquecer. Para teres uma base de referência podes consultar o histórico de análise do teu iPhone seguindo os passos abaixo demonstrados:

É perfeitamente normal aparecerem estas abas todas. No entanto, se vires algum nome de uma aplicação específica a destacar-se várias vezes nesta lista, é provável que essa aplicação seja a raíz do problema.

Lembra-te que nem todas as aplicações são criadas de igual forma e tens mais de um milhão de opções por onde escolher. Se vires que essa aplicação específica te está a dar problemas no iPhone, experimenta uma alternativa que cumpra a mesma função. Tem em mente que algumas aplicações têm erros e bugs que podem ser os causadores deste problema de sobreaquecimento.

Se vires que não tens outra aplicação que sirva como alternativa tenta desinstalar e reinstalar a atual.

3- Uso da bateria

Outra forma de encontrares a aplicação que te está a causar problemas no iPhone consiste em verificares a percentagem de uso que cada aplicação deu à bateria nas últimas 24 horas.

Se verificares que há uma aplicação que está a consumir mais bateria do que é considerado normal, tenta desinstalar e reinstalar a mesma ou, caso o primeiro passo não resulte, tenta encontrar uma alternativa para essa aplicação.

De qualquer forma, podes também reiniciar o equipamento. Uma reparação simples e que pode resolver pequenos problemas que possam estar a afetar a plenitude do funcionamento do iPhone.

Basta pressionares continuamente o botão power, arrastar para o lado o símbolo de energia, espera uns segundos e volta a pressionar continuamente o botão power até aparecer o logotipo da Apple.

5- Atualiza as aplicações

É importante manteres as aplicações que tu usas no teu dia a dia atualizadas. Na maioria das atualizações, as notas apontam correção de erros e bugs da aplicação. Por isso, deves averiguar se todas as aplicações estão devidamente atualizadas pois podes resolver o teu problema numa questão de minutos.

Para além de atualizares as tuas aplicações deves também manter o teu iPhone atualizado pelo mesmo motivo. Podes verificar se existem atualizações de software pendentes seguindo os passos abaixo demonstrados:

6- Repõe todas as definições ou formatar

Se o problema se mantém, sugiro que reponhas todas as definições do iPhone seguindo os passos abaixo demonstrados:

Mesmo assim está a sobreaquecer? Experimenta então formatar o equipamento.

ATENÇÃO! Não te esqueças de fazer uma cópia de segurança antes de formatares o teu iPhone pois irás perder todos os teus dados se não o fizeres.

Seguindo os dois primeiros passos representados acima, seleciona a opção "Apagar conteúdo e definições" para fazeres um restauro de fábrica ao teu iPhone.

Ainda há esperança!

Bem... se nada resolveu o problema de sobreaquecimento do teu iPhone, resta-me aconselhar a visita a um Centro de Assistência Técnica Autorizado Apple para reparar o teu iPhone, pois já tentaste todas as possibilidades ao teu alcance, e está na altura de entregar o testemunho a um técnico certificado Apple.

Aconselho-te vivamente a Ponto Sagres, um Centro de Assistência Técnica Autorizado Apple localizado em Aveiro, reconhecida por um serviço técnico e atendimento de excelência.

Se não tiveres capacidade de te deslocar até à loja física, a Ponto Sagres tem uma solução excelente para ti! Usufrui do serviço iOS Repair e podes enviar o teu equipamento para o centro de assistência sem quaisquer custos. Para saberes tudo sobre o serviço iOS Repair clica aqui.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.