Dicas úteis de iPhone para utilizadores seniores

Dicas úteis de iPhone para utilizadores seniores

Desde a acessibilidade à saúde e SOS emergência, eis algumas dicas úteis que podem ajudar a simplificar a vida dos utilizadores seniores do iPhone.

André Morais
∙ 4 minutos de leitura

Vivemos numa época onde é cada vez mais normal os nossos avós possuirem um smartphone. Devido à sua interface amigável ao utilizador e ao design minimalista e elegante, o iPhone tem sido dos smartphones favoritos dos seniores para o seu uso diário.

Para além da facilidade de utilização do sistema operativo iOS, existem ainda algumas configurações que se encontram "escondidas" que podem ajudar e melhorar ainda mais a experiência de utilização ao teu avô ou à tua avó.

Ampliação do ecrã e texto

Por vezes estamos com os nossos avós e eles, ao receberem uma notificação, pedem para seres tu a ler a notificação porque se esqueceram dos óculos na mesinha de cabeceira. É algo recorrente, falo por experiência!

É mesmo para estas alturas que existe uma configuração no iPhone onde consegues ampliar o tamanho de todo o conteúdo que te aparece no ecrã, tal como as horas e as notificações. Para ampliares o ecrã segue os seguintes passos:

  1. Acede a Definições;
  2. Desliza para baixo e acede a "Ecrã e brilho";
  3. Desliza tudo para baixo e no fundo vais ver a opção "Nível de ampliação" que te vai permitir ampliar o ecrã conforme as necessidades do utilizador do iPhone.

Como referi anteriormente, podes também mudar o tamanho do texto, para isso basta seguires exatamente os primeiros dois passos mencionados acima. De seguida, ao deslizares o ecrã para baixo vais ver a opção "Tamanho do texto" onde podes aumentar o tamanho do texto presente em qualquer conteúdo do teu ecrã.

Conteúdo enunciado

Esta funcionalidade é bastante útil na medida em que evita a necessidade de ler o texto presente no ecrã alternando por uma leitura feita pelas vozes portuguesas disponíveis no iPhone, nomeadamente a "Joana" e o "Joaquim".

Para acederes a esta configuração segue os seguintes passos:

  1. Acede a Definições;
  2. Clica em "Acessibilidade"
  3. Na parte inferior do teu ecrã vais ver a opção de "Conteúdo enunciado".
  4. Escolhe a voz e a velocidade do enunciado mediante a necessidade e a preferência do utilizador.

Notificações com flash

Sabemos que com a idade os sentidos vão ficando cada vez menos apurados e, por isso, esta funcionalidade ajuda bastante o utilizador sénior a não perder nenhuma notificação. Para além de ser alertado sonoramente, um flash irá piscar ao receber a notificação no seu iPhone.

Para acederes a esta configuração segue os seguintes passos:

  1. Acedea a Definições;
  2. Clica em "Acessibilidade";
  3. Desliza para baixo até encontrares a aba de audição;
  4. Clica em "Audio/visual";
  5. Ativa a opção "Avisos com flash LED".

Contactos favoritos

Por vezes torna-se complicado achar a pessoa para quem queremos ligar numa lista de contactos tão grande. Por isso, para facilitar, podes sempre definir os contactos mais recorrentes como favoritos! Segue os seguintes passos:

  1. Acede à aplicação " Telefone";
  2. Clica no ícone da estrela que simboliza a lista de contactos favoritos;
  3. Clica no símbolo "+" e adiciona os contactos mais utilizados.

Encontrar iPhone

Uma das configurações mais importantes no teu iPhone.

Para aqueles momentos em que não sabes onde está o iPhone, esta funcionalidade estará lá para te ajudar! Basta acederes ao browser e vais poder ver a localização do mesmo.

Para ativares esta funcionalidade segue os seguintes passos:

  1. Abre as Definições;
  2. Acede ao teu perfil;
  3. Clica em "Encontrar";
  4. Acede a "Encontrar iPhone";
  5. Ativa a funcionalidade.

Dados médicos

Uma das funcionalidades que mais se destaca num iPhone é a possibilidade de criar uma ficha médica para o utilizador complementando com os dados recolhidos através do Apple Watch.

Para configurares os dados médicos, segue os seguintes passos:

  1. Abre a aplicação "Saúde";
  2. Clica na bolinha correspondente ao teu perfil no canto superior direito do ecrã;
  3. Acede a "Ficha médica";
  4. Preenche o formulário com os dados do utilizador.

SOS emergência

Para configurares esta funcionalidade segue os seguintes passos:

  1. Abre as Definições;
  2. Acede a "SOS emergência";
  3. Ativa a "Chamada Automática" para possibilitares o contacto com as urgências sem que seja necessário deslizar o botão;

Se tiveres um iPhone 8 ou um modelo mais antigo, podes criar automação de 5 cliques no botão lateral para contactares as urgências.

Podes também configurar contactos de emergência, ou seja, pessoas que serão notificadas cada vez que o utilizador em questão contactar o 112.

Por falar em seniores, por vezes os mais velhos acabam por se descuidar mais facilmente e deixar cair o smartphone e até quebrá-lo. Se tu ou os teus tiveram algum problema com o iPhone, sabe que podes dirigir-te à Ponto Sagres (Centro de Assistência Autorizado Apple), ou até recorrer ao serviço iOS Repair que permite efetuar reparações à distância!

O que achaste destas dicas? Deixa a tua opinião nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.