Como já era de esperar, o novo Ceramic Shield que cobre o ecrã do novo iPhone 12 está a dar que falar. A sua resistência a quedas e a riscos tem vindo a ser testada de variadíssimas formas por diferentes criadores de conteúdo, principalmente no YouTube.

O youtuber "JerryRigEverything" é bastante conhecido na plataforma por testar arduamente a durabilidade de todos os smartphones topo de gama. Todos os seus testes são divididos em 3 tópicos: resistência a riscos, resistência a chamas e resistência a dobras.

Desta vez o felizardo a ser testado foi o novo iPhone 12 Pro.

Resistência a riscos

Jerry utiliza a escala de dureza de Mohs para medir a dureza do material que constitui o ecrã do iPhone, contando que o vidro normal de um smartphone costuma riscar ao nível 6 e 7. Com o Ceramic Shield é esperado que a resistência a riscos diminua pois a mesma é inversamente proporcional à resistência a quebras, no entanto, parece que o ecrã se mantém igual riscando suavemente ao nível 6 e com riscos mais acentuados ao nível 7.

A carcaça do iPhone é bastante resistente, apenas foi possível retirar a tinta com a lamina de um x-ato de aço inoxidável.

Os vidros das camaras traseiras têm safira, que devia resistir até ao nível 8 e 9, e não resiste ao nível 6 e 7 da escala de dureza de Mohs.

Resistência a chama

Neste teste, Jerry encosta a chama do seu isqueiro ao ecrã e conta o tempo até os pixeis apagarem, de seguida vê se os mesmos voltam a acender e se fica alguma marca permanente no ecrã.

Como a cerâmica é uma fraca condutora de calor, 30 segundos de exposição da chama ao ecrã não provocou quaisquer danos iPhone 12 Pro. Geralmente, com este tempo de exposição, os pixeis tornam-se brancos e não recuperam.

Não recomendamos que faças este teste pois vais tirar a camada oleofóbica do teu ecrã.

Resistência a dobras

Neste teste, Jerry aplica força em ambas as extremidades de forma a tentar dobrar o equipamento. Se sobreviver, o mesmo passa no teste de durabilidade com sucesso.

Com este novo design mais robusto, o novo iPhone é um verdadeiro "tanque" e resistiu com facilidade à força aplicada por Jerry, passando assim no teste de durabilidade.

Podes ver o vídeo aqui:

Por mais duro e resistente que um smartphone possa ser, sobretudo os que têm traseira em vidro, podem acabar por ter um destino que envolva vidro partidos. Se estás numa situação em que o teu iPhone se encontra com problemas, podes repará-lo à distância, enviando-o diretamente de tua casa com a ajuda do iOS Repair.

O que achaste da performance do iPhone 12 Pro neste teste de durabilidade? Deixa o teu comentário.