O lançamento do Apple Watch em 2015 veio agitar com o mercado dos wearables e a prova disso é que desde que foi lançado que é o rei do mercado, forçando muitas marcas a seguir-lhe as pisadas. Por não haver nenhum outro que se aproxime da experiência espetacular que o smartwatch da Apple oferece, é natural que muitos utilizadores do sistema operativo Android fiquem de olho nele e com a dúvida: é possível emparelhar e usar um Apple Watch com um smartphone Android?

A resposta é simples e curta. Não! Não só não é possível, como não existe nenhuma alternativa para que funcione. Vamos então perceber o porquê.

Tudo começa com a primeira utilização do Apple Watch. Assim que o tiras da caixa e o ligas, precisas de o ativar e fazer o setup inicial. E para isso, é preciso um iPhone, uma vez que o emparelhamento e configuração inicial do Apple Watch obriga a utilização da aplicação Watch instalada de raíz no iOS. Será através da aplicação Watch que os utilizadores poderão definir a sua conta iCloud e Apple Pay, assim como configurar a conectividade caso o Apple Watch seja dotado de LTE.

Ainda que consigas configurar o Apple Watch com recurso ao iPhone de um amigo ou familiar, não será possível posteriormente o emparelhamento com smartphones Android. Apesar de ser capacitado com Bluetooth, este dispositivo foi pensado e construído de raíz para funcionar exclusivamente com aparelhos Apple.

Se ainda assim queres usar um Apple Watch e um smartphone Android, existe uma possibilidade "híbrida". Para tal, deverás adquirir um Apple Watch com conexão LTE. Depois, terás que proceder à configuração inicial através de um iPhone, usando o cartão nano-SIM do número de telemóvel que queres associar ao Apple Watch. Uma vez configurado, basta trocares o cartão SIM para o teu smartphone Android. Esta é uma solução híbrida, tendo em conta que o Apple Watch com LTE consegue operar de forma semi-autónoma, recebendo chamadas e mensagens, enquanto manténs o cartão SIM no teu Android e terás a mesma possibilidade de o fazer através do teu smartphone. Contudo, não poderás desfrutar do Apple Watch ao máximo tendo em conta que não conseguirás sincronizar dados de fitness, saúde e medições registadas com o dispositivo Android. Assim, tens dois dispositivos distintos meramente ligados um ao outro pela mesma ligação de operadora.

Note-se que em Portugal não são vendidos os modelos LTE do Apple Watch, só em outros países (nomeadamente, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, etc).

E tu? Tens Apple Watch ou usas uma alternativa Android? Gostavas de ver a possibilidade de sincronização entre os wearables da Apple com outros dispositivos fora do ecossistema? Diz-nos o que pensas na secção de comentários.