No dia 22 de outubro, a vice-presidente da Apple, Kaiann Drance, participou no podcast Rich On Tech para falar sobre o iPhone, nomeadamente sobre os novos modelos que foram apresentados este ano.

Durante o Podcast, Rich colocou várias questões a Kaiann sobre a nova linha de iPhones deste ano, nomeadamente sobre as novidades que os mesmos nos trazem.

Vou agora resumir o Podcast dissecando-o em vários tópicos:

5G

A primeira novidade a ser discutida foi a implementação da tecnologia 5G nos novos modelos deste ano. Kaiann destaca a velocidade extrema de download e upload que a rede irá permitir, a capacidade de ver vídeos em alta definição e a capacidade e fazer uma chamada FaceTime em alta qualidade.

"(...) Vai beneficiar várias coisas do dia a dia, essencialmente os downloads e uploads, que serão mais rápidos. Imagine, descarregar episódios da TV no momento, ver vídeos em alta qualidade, partilhar fotografias ou até mesmo um vídeo em 4K que tenha filmado com o iPhone e que queira partilhar com as pessoas. Isto é apenas o princípio, por exemplo, nós vamos ter grandes aplicações como FaceTime HD, onde vai ser possível fazer uma chamada FaceTime em alta qualidade via dados móveis pela primeira vez com 5G (...)"

Desempenho da bateria

Como sabemos o uso constante de dados móveis drena a bateria mais rapidamente e esta nova rede de dados móveis trouxe alguma preocupação no que toca ao impacto que possa ter na vida útil da bateria do iPhone. Rich questiona, de seguida, qual o plano para a duração de bateria dos novos iPhones com 5G.

Kaiann responde referindo que com esta nova implementação, a Apple teve que priorizar a duração e o desempenho da bateria.

"(...) O lado incrível da Apple é que somos capazes de desenhar e produzir as nossas próprias peças, de maneira a que o hardware, combinado com o nosso software nos permita criar componentes específicos destinados a proporcionar um melhor desempenho da bateria. Acrescento ainda as inúmeras otimizações feitas ao nosso sistema que irão, também, proporcionar uma maior duração da vida útil da bateria (...)"

Uma das novidades é o Smart Data Mode, que basicamente troca de 5G para 4G/ LTE quando necessário, com o objetivo de poupar bateria.

Ceramic Shield e vidro traseiro

O tema que seguiu o podcast foi a nova camada que cobre o display do novo iPhone 12 denominada Ceramic Shield. Rich questiona se não presisará de usar uma película protetora no futuro e o quão resistente é este novo material.

Kaiann aponta que este novo material que cobre o ecrã é composto por pequenos cristais de nano-cerâmica que estão embutidos no ecrã de maneira a torná-lo 4x mais resistente e manter a sua transparência. Acrescenta ainda que o vidro traseiro do iPhone deste ano é 2x mais resistente a quedas que o do seu antecessor.

Fotografia e vídeo

Uma das grandes novidades nos novos modelos de iPhone 12 são os melhoramentos nas câmaras, a introdução do ProRAW e a implementação do sensor LiDAR nos modelos Pro. Rich faz referência às fotos excelentes que tirou com o seu iPhone 11 Pro e questiona se as câmaras dos novos modelos levaram alguns melhoramentos.

Kaiann confirma com convicção que houve melhoramentos nesse departamento. Destaca o aumento da abertura da câmara grande angular, a implementação do modo noite na câmara ultra grande angular e na câmara frontal. Salienta também a funcionalidade Deep Fusion e a possibilidade de gravar vídeos em 4K HDR com Dolby Vision no iPhone 12.

MagSafe

Outro tema neste podcast foi o MagSafe. Rich questiona qual a conveniência que motivou esta nova funcionalidade e que acessórios reserva no futuro.

Kaiann refere que o princípio fundamental desta nova funcionalidade foi atingir a melhor performance no carregamento sem fios.

"(...) O que o MagSafe nos possibilitou fazer através dos ímanes foi ter sempre o melhor desempenho de carregamento e o alinhamento perfeito do carregador com o iPhone. (...)Para além disso nós queríamos dar outro uso adicional ao MagSafe, e isso inclui alguns acessórios agora no início. Para começar temos várias capas de silicone, pele e transparentes. Temos também uma carteira de pele que é compatível com MagSafe. (...)A Belkin vai lançar um acessório MagSafe para usar no carro e em breve teremos um carregador MagSafe duo onde será possível carregar o iPhone num lado e o Apple Watch no outro. (...)"

Rich questiona, de seguida, se é seguro usar os cartões com banda magnética na carteira MagSafe. Kaiann afirma a segurança da carteira para cartões crédito ou débito, no entanto, alerta para cartões de uso único (cartões de hotel, etc.) cujos não devem ser encostados ao iPhone ou usados na carteira MagSafe.

Lançamento

De seguida, Rich questiona como serão as vendas no dia de lançamento visto que estamos numa pandemia e ninguém gosta de esperar na fila do atendimento.

Kaiann aponta que as vendas serão diferentes este ano na medida em que os atendimentos na loja física serão controlados e limitados e, por conseguinte, a compra online é a mais recomendada.

Caixa sem acessórios

Por fim, foi discutida a polémica da falta dos acessórios na nova caixa dos iPhones bem como o único cabo incluído ser USB-C.

Kaiann refere que quem já tiver um MacBook ou iPad pode usar o carregador do mesmo para carregar o iPhone. Os antigos carregadores também podem ser usados nos novos iPhones. Kaiann afirma que quem não tiver um adaptador USB-C pode comprar um na Apple, pois estão com preço reduzido, ou pode até mesmo optar por outras alternativas. Finalizando, a Apple está a expedir este cabo nas caixas dos novos iPhones porque é moderno, mais rápido e pode ser usado com qualquer adaptador USB-C.

O que achaste desta entrevista? Deixa-nos o teu comentário.