Estafeta apanhado a abrir encomendas e a ficar com iPhones destinados a clientes

Preparado para uma história caricata? Um jovem de 21 anos, estafeta numa empresa de distribuição de encomendas, foi detido pela PSP em Lisboa, depois de ter montado um esquema para desviar equipamentos tecnológicos de elevado valor. E adivinha de que marca eram esses equipamentos... 

De acordo com a investigação divulgada pelo Correio da manhã, o suspeito abria as embalagens que tinha de entregar, retirava parte do conteúdo e voltava a selar as caixas de forma a não levantar suspeitas. Assim, os destinatários recebiam aparentemente a encomenda intacta, mas com produtos em falta.

Com efeito, quando foi intercetado nos Olivais, o estafeta tinha ainda na sua posse seis iPhones novos, devidamente embalados e etiquetados, que deveriam ter sido entregues aos (novos) clientes. Todavia, tal não aconteceu porque a PSP conseguiu levar a bom porto a investigação. 

No decorrer da operação, a PSP conseguiu recuperar 16 iPhones, 1 MacBook e 1 iPad – que, assim fazendo a chamada “conta de merceeiro”, totalizavam um valor em redor dos 10 mil euros. 

Finalmente, além do estafeta, outros três homens foram constituídos arguidos por suspeita de receção do material furtado. O principal suspeito foi presente a tribunal e saiu em liberdade, sujeito a apresentações semanais. 

Vale, portanto, lembrar que te mantenhas sempre atento ao longo de todo o processo de compra e entrega de produtos online, e que guardes contigo toda a documentação necessária até que a entrega seja efetivamente realizada junto do local assinalado para tal.