Europa não recebe uma das grandes novidades dos novos AirPods Pro 3
Os novos AirPods Pro 3 são, indiscutivelmente, melhores que os anteriores e, na sua categoria, talvez os melhores do mercado. Contudo, uma das novidades mais faladas pela Apple durante a apresentação dos mesmos, com imensos exemplos, casos práticos e muita informação, é a possibilidade destes serem usados para traduzir conversas em tempo real.
Porém, poderá haver utilizadores que não conseguirão usar este recurso na sua plenitude. Isto porque a nova funcionalidade de tradução em tempo real dos AirPods não estará disponível para milhões de utilizadores europeus quando for lançada na próxima semana. A empresa confirma, na sua página oficial, que o recurso ficará indisponível sempre que o utilizador se encontre fisicamente na União Europeia e a sua conta Apple esteja registada numa região da UE.
Embora a Apple não tenha explicado oficialmente o motivo, tudo indica que a decisão está relacionada com exigências legais e regulatórias. Isto é, leis como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e o Ato Europeu da Inteligência Artificial impõem regras rigorosas sobre a forma como serviços de voz e tradução recolhem, processam e armazenam dados. Logo, é provável que as autoridades queiram avaliar o funcionamento da tecnologia antes de permitir a sua utilização generalizada, garantindo que cumpre integralmente as normas de privacidade, consentimento e direitos dos utilizadores.
Infelizmente, para já, é este o panorama. O recurso em si, a tradução em tempo real, também chegará aos AirPods 4 com cancelamento de ruído e AirPods Pro 2, mas, uma vez mais, só poderá ser usada fora da União Europeia.
Por outro lado, os idiomas suportados até incluem alguns pertencentes a países que integram a UE – inglês (Reino Unido e EUA), francês, alemão, português (Brasil) e espanhol. Mais tarde, a Apple planeia acrescentar italiano, japonês, coreano e chinês simplificado. Mas, se pensavas vir a usar esta nova funcionalidade que traduz no momento o que é dito, para já, mais vale esquecer.
Caso queiras tentar, garante que os teus AirPods têm o firmware mais recente e estão ligados a um iPhone compatível com a Apple Intelligence e iOS 26 ou posterior – ou seja, modelos iPhone 15 Pro ou mais recentes. Finalmente, a Apple prevê lançar a atualização de firmware no mesmo dia da chegada do iOS 26, a 15 de setembro.